Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/magica-na-escola-a-arte-de-encantar/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h06

Mágica na escola “A Arte de Encantar”

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

 

Cerca de 1.300 alunos da “Inês Rodrigues Cesarotti” assistiram ao espetáculo que faz parte do projeto Sesc Escola.

Os alunos lotaram, nesta terça-feira (22), o teatro da Escola Municipal “Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, para a apresentação do espetáculo de mágica “A Arte de Encantar”, com o mágico Felipe Gouvea. Sem perder qualquer movimento do artista, as crianças ficaram atentas a todos os detalhes e movimentos realizados pelo mágico. A ação desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), faz parte do projeto Sesc Escola, uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Felipe Oliveira, 10 anos, conta que gostou muito da apresentação. “A mágica da bolha de sabão que se transforma em uma bolinha foi uma das melhores”, disse. Já Miguel Vieira da Silva, de 9, disse que tinha visto apenas uma vez a apresentação de um mágico. “Gostei da mágica que ele faz sair água do papel”, comenta.

A unidade escolar tem cerca de 1.300 alunos e atende da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta terça, todos os alunos assistiram o espetáculo, apresentado nos períodos da manhã e tarde.

Para a orientadora pedagógica, Iury Franchin, o projeto é uma excelente oportunidade para que o aluno tenha acesso à cultura. “Nem todas as crianças têm acesso a essas apresentações e isso acaba valorizando ainda mais o trabalho da escola“, explica.

O mágico Felipe Gouvea diz que a mágica tem o resgate da pureza. “A mágica faz com que a criança questione o impossível, entre em outro universo”, comenta. Segundo ele, ainda que o projeto tenha justamente a proposta de valorizar a cultura, fazer com que a criança tenha o acesso ao encantamento da mágica é compensador.

O projeto Sesc Escola tem a proposta de apresentar atividades que vão do teatro, dança e música, passando por poemas e poesias, literatura infantil até chegar à cultura brasileira. Ao longo do ano, serão 72 apresentações, entre março e dezembro.

Somente neste mês, cinco escolas já receberam o projeto. Na próxima terça-feira, dia 29, será a vez da Escola Municipal “Ronaldo Campos de Arruda”, de Aparecidinha. Ali, os alunos terão a narração “Sarô?! Histórias pra ninguém ficar doente”.

Nesta apresentação está o Karu Taru, o menino-índio que foi escolhido para ser pajé da tribo, mas teme diante de tamanha responsabilidade. No segundo bloco, é contada a história de um “curandeiro da ciência”, o francês Louis Pasteur, que descobriu a existência dos germes, os causadores das doenças, e com isso mudou a história salvando a vida de milhares de pessoas no mundo. As apresentações acontecem às 10h e às 13h30.