Locomotiva 58 terá exibição especial no aniversário de Sorocaba
Por: Secom
Depois de quatro anos sem manutenção a locomotiva volta à ativa no dia 15. A manutenção é o primeiro passo para a implantação do projeto do Trem Turístico
Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 volta à ativa em comemoração ao aniversário de Sorocaba. No dia 15 de agosto, às 12h, a locomotiva irá trafegar por um percurso de um quilômetro pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), entre a Estação Paula Souza e a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, sem passageiros. “É um presente para a população e uma revisita a história de Sorocaba e região”, falou o secretário da Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), Werinton Kermes sobre a parceria da pasta com o Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, uma entidade sem fins lucrativos e voltados à memória das ferrovias na região, para que os voluntários da entidade pudessem recolocá-la em funcionamento.
Para a apresentação no próximo dia 15, foi necessário realizar ações como teste hidrostático de caldeira e de válvulas de segurança (executados por empresa especializada e certificada no assunto); reparação de vazamentos em juntas e tubulações; revisão de válvulas e injetores; substituição de gaxetas e enchimentos dos eixos das rodas; limpeza e lubrificação. Isso pelo fato de a locomotiva não ter recebido a manutenção necessária nos últimos anos. Nos dias 29 e 30 foram realizados os testes de força e de movimento da locomotiva, quando foi certificada que estava apta para o funcionamento.
Trem Turístico
Realizar a manutenção e colocar a locomotiva em movimento é o primeiro passo para a instalação do projeto do Trem Turístico, que deverá ligar Sorocaba a Votorantim, adiantou Kermes. Em parceria com Votorantim e com o Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba a ideia é, em breve, utilizar a locomotiva 58 para implantar um trem turístico-cultural para percorrer sete quilômetros entre Sorocaba e Votorantim, “colaborando para a perpetuação da memória ferroviária local enquanto elemento turístico”, afirmou Eric Mantuan, representante da entidade.
Patrimônio histórico do município, a locomotiva 58 foi construída em 1891 pela Baldwin Locomotive Works, na Filadélfia, Estados Unidos, para a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), tendo prestado serviços à ferrovia até a década de 1960. Após isso, esteve exposta por mais de 30 anos no Parque Zoológico Quinzinho de Barros.
Tags:Cultura
