“Lixo Zero” arrecada mais de 700 pilhas e baterias em um mês

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba tem campanha permanente para descarte correto desses materiais

Se o munícipe guarda em sua casa aquela pilha alcalina ou bateria de celular que não tem mais utilidade, é importante fazer o descarte de forma correta. Desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a campanha “Lixo Zero” coletou ao longo do mês de junho aproximadamente 700 pilhas e baterias de equipamentos como celulares e smartphones, depositadas de forma adequada por munícipes.

A ação é permanente e tem como principal objetivo a promoção do conceito “Lixo Zero”, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações. Todo o material arrecadado pela Sema é enviado para a Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver.

No posto de coleta da Sema qualquer pessoa pode levar o produto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e depositá-lo num coletor específico. O endereço é Avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista, onde fica a sede da Sema.

Vale ressaltar que a Sema recebe apenas os materiais dos cidadãos comuns, uma vez que condomínios, escolas, empresas e estabelecimentos comerciais, devem entregar diretamente na cooperativa, que fica na Rua Ourinhos, 241, Jardim Leocádia.

A Sema reitera que é importante que as pilhas e baterias usadas não sejam descartadas no lixo comum, e sim, encaminhadas à destinação ambientalmente adequada. Por conterem metais pesados, como chumbo e mercúrio, caso descartado incorretamente esse tipo de material pode causar danos ambientais e à saúde pública.

Mais informações pelo telefone (15) 3238.2366.

Tags:,