“Por uma educação infantil de corpos inteiros” foi o tema da primeira oficina desenvolvida na tarde desta quinta-feira (dia 1), aos participantes do curso “Tempo, espaço e criação: poéticas do/no corpo”. Ministrada pela professora Patricia Prado, a atividade ocorreu no espaço de Ressignificação de Resíduos (Ressig), no Além Ponte.
A ação faz parte da formação continuada e é desenvolvida pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio Programa Escola da Escola, aos auxiliares de educação, professores e profissionais do suporte pedagógico.
Durante o encontro a palestrante destacou a importância da consolidação de uma pedagogia da educação infantil a partir da creche. A proposta da oficina é a problematização das experiências educativas em curso e da produção de pesquisas com bebês e com crianças pequenas, em contextos coletivos e educativos.
Patrícia explicou ainda que a oficina parte da concepção de que as crianças e seus professores ou cuidadores tem direito de protagonizar uma sociedade e uma educação emancipatória, pois são produtoras e não somente reprodutoras de culturas, desde o nascimento – capazes de manifestações e expressões culturais e artísticas em diferentes linguagens, especialmente, as do corpo, dos gestos, do movimento e da brincadeira.
Palestra
A próxima palestra do curso será “Corpo e Cultura”, com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Neira, que acontece no dia 12 de setembro, das 19h às 21h, no Centro de Referência em Educação (CRE), que fica na rua Arthur Caldini, 211, no Jardim Saira.