Limpeza nos cemitérios municipais se intensifica após Finados

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Marcel Stefano

Após a celebração do Dia de Finados, os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) que atuam nos quatro cemitérios municipais ficam ainda mais atentos para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Conforme a Serp, embora a limpeza seja diária, o recolhimento de vasos de flores se intensifica depois desse feriado em especial.

De acordo com o chefe da Divisão de Manutenção e Abastecimento da Serp, Rafael Ricardo, somente no Cemitério da Saudade – o mais tradicional do município e que conta com oito mil túmulos -, desde o começo da semana, foram retirados 40 contêineres com produtos que poderiam acumular água parada. No local, além dos funcionários da pasta, trabalhadores de uma cooperativa auxiliam no serviço de limpeza. “Mas não há reutilização, reciclagem desses materiais por parte da cooperativa”, esclarece.

Ainda conforme Ricardo, no Cemitério da Consolação serão colocadas três caçambas de lixo a partir desta quinta-feira (10). No Cemitério de Aparecidinha, cinco contêineres. E no Cemitério Santo Antônio, boa parte da limpeza já foi concluída.

 

Recomendação e casos

 

Segundo o profissional da Serp, duas possibilidades são mais indicadas para pessoas que desejam homenagear com flores seus entes queridos, seja qual for a ocasião, sem correr o risco de proliferação de criadouros do Aedes. Uma delas é colocar terra nos vasinhos, de preferência os que possuem furos na parte inferior. A outra é comprar produtos artificiais, sem se esquecer de tirar o plástico que os envolve, evitando assim o acúmulo de água.

Desde o início do Ano-Dengue 2016-2017 (em julho), Sorocaba registrou 12 casos confirmados de dengue, um de chikungunya, e nenhum de zika, conforme apontou o último boletim divulgado pela Área de Vigilância em Saúde no dia 20 de outubro.

Tags:, , ,