Ainda há vagas para interessados. Para participar basta comparecer no dia do encontro
A Prefeitura de Sorocaba promove neste sábado (23), das 14h às 18h, o segundo encontro do Programa “Voluntariado Jovem” na Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes). Neste dia, os sessenta participantes serão capacitados sobre conhecimentos básicos de LIBRAS, a linguagem brasileira de sinais, com a instrutora Aline Marchetti, da entidade Integra – Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba.
Durante o encontro, Aline Marchetti vai fazer uma apresentação teórica aos jovens sobre LIBRAS, explicar sobre a deficiência auditiva e a importância de se aprender esta que é a linguagem oficial de sinais no Brasil, tornando possível a inclusão social.
A instrutora da Integra ainda vai dar uma aula prática sobre a linguagem de sinais, mostrando a eles os sinais mais utilizados, como os cumprimentos básicos – bom dia, boa tarde, boa noite -, como pedir água e utilizar um banheiro, por exemplo. Ao final, os jovens ganharão uma apostila sobre Libras.
Realizado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa visa ampliar as fronteiras na formação do voluntário, inclusive estimulando o protagonismo juvenil, a relação de convivência e fraternidade, favorecendo a troca de novas visões do mundo, e fazendo com que estas possibilidades e habilidades possam ser aplicadas nas ações do poder público junto à comunidade.
Além disso, o “Voluntariado Jovem” oferece oportunidade aos participantes de terem contato com profissionais de diversas áreas e conhecer suas experiências, recriando um cenário no qual os participantes desempenham um papel articulador com a sociedade, cujo maior benefício é o desenvolvimento humano.
A Sedes está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3219.1920.
Sobre o Voluntariado Jovem
Até novembro, serão realizados encontros mensais nos quais os participantes receberão noções de cidadania, ética, legislação, marketing, recreação e lazer. Uma vez incluído no programa, o voluntário deverá ser assíduo aos encontros e ter participação efetiva nas atividades. A cada voluntário serão fornecidos passe social e lanche para cada encontro. Ao final, também será dado um certificado de participação.
Para participar, o jovem deve ter idade a partir de 15 anos, sendo que os menores de 18 anos necessitam da inscrição autorizada pelos pais ou o responsável legal; estar cursando o último ano ou ter concluído o Ensino Fundamental; além de ter disponibilidade aos finais de semana para comparecer aos encontros mensais realizados aos sábados, das 14h às 18h, e, eventualmente, atuar em eventos e ações da Secretaria do Desenvolvimento Social, como o Ocupação Jovem e o Férias Quentes.