Da praça Edmundo Valle, na Av. General Osório, para o Largo de São Bento. Uma cerimônia prevista para às 9h desta quarta-feira (20), marca a abertura do monumento e retirada dos restos mortais de Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro. O ato solene e os trabalhos de abertura do monumento terão apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp).
Os restos mortais serão levados para o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), onde permanecerão até o momento de serem colocados no novo monumento ao ilustre sorocabano, em frente à igreja de Sant´Ana, previsto para o dia 17 de fevereiro. Esse ato solene também celebra o bicentenário de nascimento de Varnhagen (17/02/1816). Historiador e ensaísta, nasceu em São João de Ipanema (hoje Iperó). Estudou no Real Colégio da Luz, em Lisboa, foi diplomata, agraciado pelo governo imperial com os títulos de Barão e Visconde de Porto Seguro, em 1874.
Francisco Adolfo de Varnhagen morreu em Viena (Áustria), em 26 de junho de 1878 e como era casado com a chilena Carmen Ovalle, foi sepultado em Santiago do Chile. Quando do centenário do falecimento o então prefeito, Theodoro Mendes, conseguiu o traslado dos restos mortais que foram colocados no monumento em homenagem ao ilustre sorocabano, na Av. Gal Osório.