Lançamento de livro sobre peixes faz parte da programação do Dia do Meio Ambiente em Sorocaba
Nesta quinta-feira (28), às 19h30, a Prefeitura de Sorocaba lançará o livro “Conectando peixes, rios e pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a migração dos peixes”. A cerimônia acontecerá no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo, e será aberta ao público.
O evento abre as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a programação é gratuita e tem como objetivo estimular o sorocabano a refletir sobre o meio ambiente.
O livro “Conectando peixes, rios e pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a migração dos peixes” foi elaborado a partir do workshop realizado em maio de 2014 – “Conectando Rios, Peixes e Pessoas” -, quando foram discutidas diferentes questões sobre a migração dos peixes.
A obra conta com a participação de renomados pesquisadores, como o professor doutor Miguel Petrere Jr., da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), considerado um dos especialistas de maior influência no mundo sobre o assunto. Estes profissionais analisaram o relacionamento do homem com os rios e a migração de peixes, apoiando-se principalmente em pesquisas e experiências focadas no rio Sorocaba e em outros cursos d’água como o Paraíba do Sul e os rios da Amazônia.
Os oito capítulos que compõem a obra fornecem, de forma clara e objetiva, um panorama sobre o papel dos rios e a necessidade de sua conservação, abordando, dentre outros temas, a proteção legal dos rios, a migração dos peixes, a pesca e a educação ambiental.
A tiragem de mil exemplares do livro será distribuída gratuitamente às escolas públicas, faculdades, universidades de Sorocaba e à Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. O livro também estará disponível em formato pdf no site www.meioambientesorocaba.com.br
Programação Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia 28 de maio (quinta-feira)
Lançamento do livro Conectando Peixes, Rios e Pessoas
Horário: 19h30
Local: Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (Avenida Dom Aguirre, 216, em frente ao Poupatempo)
Aberto ao público
De 1º a 30 de junho
Atendimento especial nos parques
Visitas monitoradas especiais para grupos fechados.
Horário: das 9h às 17h
Locais: Parques Naturais Municipais e Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba)
Inscrição: O agendamento deve ser feito por telefone diretamente em cada parque.
Dia 3 de junho (quarta-feira)
Seminário “Os múltiplos olhares da educação ambiental nas cidades”
O evento é gratuito e contará com uma mesa redonda, relatos de experiência na área e exibição de filme.
Horário: a partir das 9h
Local: Teatro do SESC Sorocaba
Aberto ao público
Inscrição deve ser feita no local 30 minutos antes do início do evento.
De 8 a 30 de junho
Exposição “Biodiversidade de Sorocaba”
Ornamentação com displays, nos quais os munícipes poderão conferir em vias importantes da cidade imagens de aves, mamíferos, répteis, peixes, além de espécies arbóreas.
Local: Avenidas Ipanema, Itavuvu e Dom Aguirre
De 9 a 30 de junho
Exposição “O Lixo que voce joga, um dia volta”
O objetivo é de impactar a população e sensibilizá-la sobre a importância de evitar o descarte inadequado do lixo nas ruas e parques da cidade.
Local: Avenida Dom Aguirre
Dia 10 de junho (quarta-feira)
Workshop As pesquisas realizadas no Parque da Biodiversidade
Pesquisadores que realizaram e desenvolvem pesquisas na unidade de conservação vão se reunir para debater sobre o assunto.
Horário: 9h
Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico)
Dia 11 de junho (quinta-feira)
Blitz da Biodiversidade
Sensibilização dos motoristas sobre a fauna silvestre de Sorocaba e do problema de atropelamento de animais, além da divulgação do aplicativo “Urubu Mobile”, que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.
Horário das 9h às 16h
Local: Avenida Itavuvu e Avenida Dom Aguirre (próximo ao Parque das Águas)
Dia 13 de junho (sábado)
Aniversário de dois anos do Parque da Biodiversidade
Em celebração à data, será realizado roteiro de atividades especiais no parque e oficinas ambientais, exposição e outras atividades.
Horário: 8h às 17h
Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico)
Aberto ao público
Dia 15 de junho (segunda-feira)
Blitz da Biodiversidade
Sensibilização dos motoristas sobre a fauna silvestre de Sorocaba e do problema de atropelamento de animais, além da divulgação do aplicativo “Urubu Mobile”, que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.
Horário das 9h às 16h
Local: Avenida Itavuvu e Avenida Dom Aguirre (próximo ao Parque das Águas)
Dia 18 de junho (quinta-feira)
Lançamento do Projeto Sorocaba a Cidade da Biodiversidade
Horário: 16h
Local: gabinete do prefeito
Dia 20 de junho (sábado)
Expedição pelo Rio Sorocaba – “Todos por um rio mais limpo”
Nesta edição, os participantes participarão do recolhimento do lixo flutuante do rio Sorocaba visando sensibilizá-los sobre os impactos da disposição incorreta do lixo nas ruas e arrastado pelas chuvas até o rio Sorocaba.
Horário: 9h
Local de saída: deck do rio Sorocaba em frente ao Corpo de Bombeiros
Poderão participar desta ação pessoas que possuam barcos de até 06 lugares, caiaques e pranchas de “Stand up padlle”. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (15) 3219.2280, das 8h às 17h, a partir de 1º de junho.
Dia 29 de junho (segunda-feira)
Plantio de árvores – parceria UNESP Sorocaba
Plantio de 40 mudas às margens do rio Sorocaba, organizado por alunos de engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
Horário: 14h
Local: próximo ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo.
Tags:Meio Ambiente, Meio Ambiente
