Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/lago-do-porto-das-aguas-comeca-a-receber-protecao/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h00

Lago do “Porto das Águas” começa a receber proteção

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O lago existente no Parque Municipal “Porto das Águas” começou a ser cercado, como forma de garantir mais segurança aos frequentadores. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), iniciou esses trabalhos nesta semana, por meio da instalação de mourões de madeira.

Na manhã desta quinta-feira (06), funcionários da Serp instalavam cerca de 900 metros de cabo de aço. Como o lago tem 26 metros em seu ponto mais profundo, ainda foram colocadas placas informando que é proibido nadar no local.

Nesta sexta-feira (07), máquinas começam a fazer a terraplenagem no entorno do lago, para que seja construída a pista de caminhada, em saibro, que terá aproximadamente 1.100 metros de extensão.

 

O Parque

Localizado na margem direita do rio Sorocaba, na região do Retiro São João, Parque Municipal “Porto das Águas” tem 140 mil metros quadrados. Uma casa existente no parque será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), nos moldes daquele existente em frente ao Terminal São Paulo, na Avenida Dom Aguirre.

Pássaros podem ser observados no local, como o marreco de pé-vermelho e o frango d’água, os primeiros e assíduos frequentadores do local. No dia 17 de setembro a comunidade pôde participar na formação do novo Parque Municipal, ocasião em que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promoveu o plantio de 400 mudas de árvores.

O Parque Municipal “Porto das Águas”, num projeto futuro, interligado com o Parque das Águas “Maria Barbosa Silva”, com o Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” e ainda com o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A área total formará o “Parque Metropolitano de Sorocaba”, que vai incluir, ainda, um corredor verde a ser formado no espaço onde funcionou o antigo aterro sanitário.

A compensação de retiradas de árvores do local será feita no próprio Parque “Porto das Águas” e algumas, inclusive, serão remanejadas. O valor de instalação, de R$ 319 mil, será coberto pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.