Jovens podem frequentar aula gratuita de circo em Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Atividade ocorre às quintas-feiras no Território Jovem Jardim Ipiranga

Dar um mortal, fazer parada de mão, abertura de pernas, jogar malabares e realizar acrobacias aéreas no tecido são algumas das técnicas ensinadas aos quinze jovens matriculados na oficina de circo do Território Jovem Jardim (TJ) Ipiranga. Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, a aula é gratuita e acontece durante todo o ano, às quintas-feiras, das 13h às 15h, sob o comando do professor Edneu Abud.

Administrado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Território Jovem tem como objetivo garantir aos adolescentes um local para a educação não formal, cursos profissionalizantes e experiências de lazer em geral. O TJ é ainda um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens, e pode ser usado para ensaios, eventos musicais e de dança, bem como para apresentações em geral.

A aula de circo começa com uma sessão de alongamento e aquecimento para, então, os alunos começarem a treinar as técnicas e habilidades artísticas, por meio de exercícios acrobáticos, como equilíbrio, flexibilidade, malabares, acrobacias aéreas no tecido e de solo.

Força, resistência e flexibilidade são alguns dos benefícios da aula, porém o professor Edneu Abud vai além. “A oficina de circo ainda traz benefícios psicológicos. Considero uma terapia, uma válvula de escape para muitas pessoas”, destaca o oficineiro.

No tecido acrobático os jovens se movimentam de uma maneira dinâmica, realizando acrobacias aéreas, enrolados no tecido, onde fazem torções, giros e quedas.

Um dos alunos que é fã do tecido é Otávio Reis, 21 anos, morador do Jardim Vera Cruz. Há um ano ele faz a oficina de circo no TJ Jardim Ipiranga e é apaixonado pela aula. “Quero seguir carreira, vou fazer faculdade de Educação Física e uma pós-graduação em Circo”, afirma.

Otávio cita que perdeu 20 quilos praticando os exercícios acrobáticos, além de definir o abdômen. Ele tem 1,93 metro de altura e pesa 83 quilos. E os benefícios não são apenas físicos, comenta: “Minha autoestima melhorou muito, a confiança e trabalho com o medo o tempo todo, pois tenho medo de altura”. “Indico esta aula para pessoas de qualquer idade. É uma oportunidade que a Prefeitura dá aos jovens que nenhum outro lugar dá. As pessoas têm que aproveitar mais”, completa.

Quem também não perde uma aula é Núbia Beatriz Abrão Silva, de 15 anos de idade, moradora do Nova Esperança. “Gosto muito desta oficina. Hoje tenho mais força, um sono melhor, tenho mais disposição e uma alimentação mais saudável, não como doce, muita massa, refrigerante e suco em pó. Como de três em três horas e durmo cedo”, afirma.

Outras oficinas gratuitas

Os sorocabanos, entre 12 e 29 anos de idade, ainda podem frequentar as oficinas de boxe, desenho, kung fu, mangá, parkour, street dance e violão no TJ Jardim Ipiranga.

De acordo com Valquiria Mara Silva, coordenadora do Território Jovem Jardim Ipiranga, há vagas para quase todas as oficinas, com exceção de circo, street dance (tarde) e violão, que estão com lista de espera.

Para se inscrever e participar das oficinas os jovens devem procurar a unidade levando RG e CPF. O Território Jovem Jardim Ipiranga fica na avenida Elias Maluf, 1.080. Mais informações pelo telefone (15) 3228.6880. Veja programação completa do mês de setembro:

BOXE – terça-feira, das 9h às 10h e das 15h30 às 16h30; quinta-feira, das 9h às 10h; e sexta-feira, das 15h30 às 16h30.

CIRCO – quinta-feira, das 13h às 15h;

DESENHO – sexta-feira, das 13h30 às 15h30;

KUNG FU – segunda-feira, das 13h às 15h;

MANGÁ – quinta-feira, das 15h às 17h;

PARKOUR – segunda-feira, das 15h às 16h30; e quarta-feira, das 15h às 16h30;

STREET DANCE – quarta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h;

VIOLÃO – terça-feira, das 13h30 às 15h; e quarta-feira, das 10h30 às 12h;

Tags: