A partir desta quinta-feira, dia 31, doze jovens inseridos nas medidas socioeducativas da Fundação Casa I iniciam o curso “Janelas de Oportunidades”, que será ministrado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio. O curso abordará alguns temas de Filosofia visando possibilitar aos jovens o exercício da reflexão filosófica, com o objetivo do alargamento da consciência de se interrogar, de modo a terem uma participação mais significativa na comunidade em que vivem.
Segundo a Profa. Maria Inês, o curso foi planejado partindo da ideia de que todo jovem tem – ou deveria ter – uma concepção de mundo, uma linha de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido de manter ou modificar as suas maneiras de pensar e agir, bem como as de seu tempo. “A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, em um saber a respeito dessa experiência”, afirma.
Os temas dos encontros serão “Cultura e Humanização”, “Ideologia, Adolescência”, “Liberdade”, “O amor no mundo contemporâneo”, “Desenvolvimento e repressão da criatividade”, “Conhece-te a ti mesmo”, “Para que servem as emoções”, “Temperamento não é destino” e “As questões humanas mais importantes”.
O curso acontecerá de março a junho, com carga horária de 15 horas, sendo dois encontros por mês.