O musical conta a história da cultura africana por meio da música e da dança
A população pode conferir gratuitamente nesta sexta-feira (6), às 17h, o espetáculo musical ‘Mizimu’, com cerca de 15 jovens, com idade entre 16 e 25 anos, do Hear Us Children, na área de convivência do Sesc Sorocaba, localizado no Jardim Faculdade. O grupo preserva e divulga a cultura de Lilongue, no Malawi (África).
A ação é mantida pela Music Crossroads Malawi, instituição que incentiva o potencial musical dos jovens. A vinda do Hear Us Children ao Brasil faz parte de uma parceria entre a organização internacional e a Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri, que na cidade conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
No espetáulo, o grupo conta a história de Malawi, retratando a cultura, a beleza natural, a fauna exuberante e os resquícios deixados pela exploração europeia. “Mizimu” também apresenta ao público as danças regionais, como mwinoghe, gwanyansa, chisamba/chingondo, kazukuta, kalumbwana, beni e ching’ande.
Além do espetáculo, educadores, funcionários e alunos do Projeto Guri participarão de um workshop, que trabalhará técnicas para unir canto e movimento corporal, percussão malawiana e canções regionais.
A Amigos do Guri proporcionará ao Hear Us Children visitas a espaços culturais e atividades de integração com seus estudantes. Durante o intercâmbio, os Guris ensinarão canções brasileiras aos integrantes do grupo, que poderão ser integradas ao repertório de apresentações.
O intercâmbio tem como objetivos ampliar as referências culturais dos adolescentes e jovens de ambos os programas; incrementar as competências de expressão corporal dos alunos do Projeto Guri; capacitar educadores para utilizar atividades de expressão corporal aliadas ao canto; e ampliar o conhecimento do público sobre a cultura africana, mais especificamente sobre o Malawi.
O Sesc Sorocaba está localizado na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade.
Sobre o Guri e a Amigos do Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Em Sorocaba, as aulas gratuitas do projeto ocorrem na Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”, espaço administrado pela Secretaria da Cultura.
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
Muito mais por Sorocaba!