Jornada de Palestras sobre Leis de Fomento Cultural tem início na segunda-feira
Todas as vagas já foram preenchidas
A Prefeitura de Sorocaba promoverá, a partir de segunda-feira (16), às 19h, a Jornada de Palestras sobre Leis de Fomento Cultural no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba. O primeiro dia de palestra será com a consultora, pesquisadora e produtora cultural da Casa Redonda Cultural, Minom Pinho, que abordará o tema “Modalidades de Financiamento à Cultura”.
O ciclo de palestras marca a inauguração do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult). A jornada de palestras dará um panorama sobre o mercado cultural e as modalidades de financiamento à cultura, as leis de fomento cultural nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, além da importância da construção de políticas públicas de cultura.
O objetivo é capacitar o participante para que ele possa lidar com mais facilidade com a complexidade das modalidades de financiamento à cultura, por meio da apresentação de conceitos e esclarecimentos de dúvidas.
Minom Pinho vai unir teoria, pesquisa e estudos de casos sobre os mecanismos de financiamento à cultura, abordando processos de concepção, planejamento e desenvolvimento de empreendimentos socioculturais por meio de mecenato, patrocínio, investimento público, mercado, colaboração e economia criativa. Os participantes serão orientados para lidar com a complexidade e a interdisciplinaridade dos processos culturais e artísticos.
A palestrante é pós-graduada em Arte e Tecnologia, graduada em Computação pela Unifacs – Bahia, além de possuir quinze anos de experiência em planejamento, gestão e execução de projetos e programas culturais. Assina a produção executiva de projetos, programas e conteúdos nos segmentos de audiovisual, artes visuais, música, humanidades, arte-tecnologia e artes integradas.
Minom Pinho é consultora em políticas de investimento privado, envolvendo concepção e gestão de editais e fundos de investimento na área, além de colaborar com diversas iniciativas de empreendedorismo cultural, social e criativo para empresas, institutos, fundações e organizações sociais. Ela também ministra cursos e palestras sobre investimento e gestão cultural e arranjos criativos sustentáveis.
A Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba está localizada na Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro.
Demais palestras
Na terça-feira (17), também às 19h, o tema será “Lei Rouanet – Financiamento Público da Cultura Brasileira”, com o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, Valério da Costa Benfica.
Quem comparecer ao terceiro dia de palestras, no dia 18, poderá conferir o tema “Editais Proac”, com a diretora do Centro de Editais do Proac, Antonieta Jorge Dertkigil. A atividade tem início às 19h.
Para encerrar a jornada, na quinta-feira (19), André Mascarenhas, integrante da Comissão de Análise, Instrução e Fiscalização dos Projetos Culturais da Linc, e do Conselho Municipal de Política Cultural, falará, a partir das 19h, sobre “Linc 2015 – Elaboração de Projetos”.
Sobre o Núcleo de Formação Cultural
Com o Núcleo de Formação Cultural, a Secretaria da Cultura pretende oferecer a possibilidade de formação cidadã e de público consciente e crítico por meio de práticas artísticas, relacionando-as com aspectos culturais, históricos e sociais, fazendo da arte um meio para uma ação formadora.
Para isso, serão oferecidos cursos permanentes, seminários, oficinas e workshops com o objetivo de promover e estimular ações de formação e fruição, contemplando os diferentes segmentos culturais e linguagens artísticas nos equipamentos culturais do município.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3211.2911 (ramal 210), com Janaina Caldeira, ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br.
Tags:Cultura, Cultura, Fomento Cultural, Fomento Cultural, Palestra, Palestra
