A operação cata-treco, desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), percorrerá na próxima segunda-feira (14) as ruas do Jardim Santa Rita e da Vila Cândido Ribeiro. Os moradores devem aproveitar para descartar de forma correta os materiais inservíveis que guardam em suas casas, tais como: móveis velhos, colchões, objetos plásticos, metais, madeira, móveis velhos, sucata de produtos eletroeletrônicos, entre outros.
Em sua vigésima semana consecutiva, a ação iniciada em outubro já percorreu ruas e avenidas de 142 bairros de todas as regiões da cidade, resultando no recolhimento de 124 toneladas de materiais recolhidos. Esse volume de material foi transportado para o Aterro de Inertes, demandando mais de 267 viagens dos caminhões envolvidos na operação.
O sistema de recolhimento de materiais ainda atua na erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Por onde passam, os caminhões do cata-treco recolhem pneus, móveis, eletroeletrônicos queimados ou corroídos, utensílios domésticos em desuso, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico.
Vale destacar que neste trabalho não é recolhido lixo doméstico, entulho (resíduos de construção) e resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral). Para fazer o descarte correto desse material, normalmente armazenado nos quintais de suas casas, o cidadão é obrigado a contratar o serviço de uma empresa de caçambas, o que gera custo. Daí o fato de a população aproveitar o cata-treco para se livrar de materiais inservíveis sem precisar pagar qualquer valor por isso.
Na terça-feira (15), a operação percorrerá as vias públicas da Vila Odim Antão e no dia seguinte na Vila Gabriel. A vigésima primeira semana da ação será encerrada na Vila Pereira (quinta e sexta-feira dias 17 e 18). Os caminhões iniciam os trabalhos a partir das 9h e os materiais devem ser deixados nas calçadas das residências antes desse horário.