O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” (JBSO) recebe no próximo sábado (07) e domingo (08), uma programação especial cheia de arte e práticas com plantas. A programação conta com encontros do projeto “Horta Educativa” do grupo Bonsai Sorocaba, a exposição artística “Adúlteras de Barro” e o concerto da “II Mostra de Música de Câmara”. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.
Cronograma
Terça a domingo, das 09 as 17h – Exposição “Adulteras de barro” – Local: Palacete de Cristal;
Sábado, 07 de outubro das 09 as 11h – Horta Educativa – Local: Horta;
Domingo, 08 de outubro das 10 as 12h – Quarteto Triunfal “Da Áustria a Argentina” – Local: Palacete de Cristal;
Domingo, 08 de outubro das 09 as 15h – Encontro “Grupo Bonsai Sorocaba” – Local: Salão Multiúso;
“Horta Educativa”
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura e do ambiente local e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
A horta é um instrumento pedagógico para a compreensão da relação do ambiente e da alimentação, relacionando-os à saúde, à cidadania e à qualidade de vida. Os participantes podem colher os produtos e vivenciar a produção de alimentos, gerando capacidade de desenvolvimento local e, possivelmente, realizando as práticas de aprendizagem em suas próprias residências.
O Jardim Botânico é um espaço educador ligado à natureza e ao cultivo de plantas. A implantação de hortas com a finalidade educativa é importante, inclusive, para o envolvimento da comunidade local e o desenvolvimento do espaço. Os encontros acontecem sempre aos sábados, das 9h às 11h.
Concerto do Quarteto Triunfal
O Quarteto Triunfal apresentará o concerto “Da Áustria à Argentina”. Surgiu como possibilidade de formação musical da Banda Triunfal e com a amizade pessoal e afinidade musical entre os componentes tornou-se projeto de aprofundamento artístico e musical. Todos os integrantes têm sólida formação musical em respeitadas instituições de ensino musical.
O quarteto tem se apresentado em festivais de música e também em eventos sociais e empresariais de Sorocaba e região, com um repertório variado dos períodos Barroco, Clássico e Romântico da História da Música, bem como temas populares. Em 2015 apresentou-se na segunda série dos Concertos do Meio Dia Ars Mvsica.
Reunião do Grupo Bonsai Sorocaba
Promovido pelo Grupo Bonsai Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo do evento é reunir adeptos do cultivo do bonsai e promover a troca de informações e experiências, discussões e trabalho com as plantas. No encontro, os integrantes do grupo levam suas plantas e trabalham com os exemplares no local. Além disso, os iniciantes têm a oportunidade de receber dicas e orientações.
Bonsai é uma árvore ou arbusto de característica lenhosa que é cultivada em vasos, por meio de técnicas específicas e tamanhos reduzidos, expressando a beleza e o volume da planta em seu porte original, inclusive com flores e frutos. A diferença entre o Bonsai e as demais plantas de vaso é que, enquanto estas são em geral espécies cujas flores ou folhas nos motivam a apreciação da planta, no Bonsai o que conta é a miniaturização. No Jardim Botânico o grupo se reúne todo segundo domingo do mês das 09 as 16h no salão multiúso.
Exposição “Adúlteras de barro”
Está instalado no Palacete de cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, durante todo o mês de outubro, o projeto Adúlteras de Barro, da artista visual Mirella Mostoni. Trata-se de uma proposta de instalação de textos nos vidros do Palacete com letras feitas em cerâmica que serão desenvolvidas em colaboração com um grupo de artistas da cidade. Todas as etapas de trabalho foram desenvolvidas no próprio Jardim Botânico, ao ar livre, no Orquidário e no Palacete de Cristal, abertas à visitação pública.
As Adúlteras é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela artista há cinco anos entrelaçando a literatura e as artes visuais, cujo foco está nas personagens femininas adúlteras, encontradas principalmente nos romances e contos dos séculos XIX e XX. Esta procura visual e literária já encontrou mais de cinquenta personagens, num primeiro momento encarnando-as através do desenho na figura ingênua da Branca de Neve e tomando agora a via tridimensional, com palavras de barro, para externar e compartilhar suas referências.