Jardim Botânico recebe exposição de bonsai no fim de semana
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Os visitantes do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” poderão conferir neste fim de semana (dias 20 e 21) uma exposição de bonsai, no Palacete de Cristal. A mostra apresentará em torno de 30 exemplares trazidos por colecionadores do Estado de São Paulo, entre eles um pinheiro negro japonês de quase 90 anos, que foi plantado pelos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, ainda semente. A entrada é gratuita e a visitação acontece das 9h às 17h.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Grupo Bonsai Sorocaba, a atividade visa divulgar a arte oriental milenar. Os colecionadores que exporão suas árvores são Rafael Ribeiro, de Sorocaba, Renato Zonzinni, de Jundiaí, Regina Suzuki, de Atibaia, e Mário Medrano, de São Paulo.
Outras plantas que poderão ser observadas pelos visitantes do Jardim Botânico são uma Zelkova corticosa, originaria da Ásia, com mais de 30 anos; uma Jabuticaba-sabará, de aproximadamente 30 anos, plantada desde semente; e um Junipero Itoigawa, que é uma espécie bem tradicional no Bonsai e foi descoberto por volta de 1860.
Bonsai é uma árvore ou arbusto de característica lenhosa, que é cultivada em vasos, através de técnicas específicas e tamanhos reduzidos, expressando a beleza e o volume da planta em seu porte original, inclusive com flores e frutos. A diferença entre o Bonsai e as demais plantas de vaso é que, enquanto estas são em geral espécies cujas flores ou folhas nos motivam a apreciação da planta, no Bonsai o que conta é a miniaturização.
O Grupo Bonsai Sorocaba foi criado com o intuito de reunir praticantes desta arte e, também, aproximar novos adeptos de Sorocaba e região por meio de encontros, exposições, cursos e workshops, além de difundir a arte de uma forma consciente.
O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações através do e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.
Tags:Botânico, meioambiente
