Após a inauguração, ainda será realizada uma prática para a confecção de iscas atrativas para abelhas
Na manhã deste domingo (28), às 11h, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” ganhará seu Meliponário – espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão.
A ação faz parte do projeto VivAbelha – Meliponicultura nos Parques de Sorocaba, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (Faamesp) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (Coapis).
“O nosso principal objetivo é implantar os meliponários em nos nossos parques naturais e sensibilizar a população da importância da conservação das abelhas que, além de tudo, têm uma importância ecológica fundamental na manutenção da nossa flora”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente. A ideia do VivAbelha é também compartilhar os conhecimentos na área da meliponicultura, integrando ciência e sociedade.
O Meliponário é um lugar de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. As abelhas são importantes para a preservação da flora, polinização das culturas agrícolas, produção de gêneros alimentícios derivados e, além de tudo, um grande instrumento para a educação ambiental. Essas abelhas ensinam, a sua maneira, uma forma harmônica de trabalhar em sociedade e extrair recursos da natureza.
De acordo com a Sema, o projeto teve início em janeiro de 2012 no Parque Natural “Chico Mendes” que conta, atualmente, com um meliponário com 13 colméias de seis espécies nativas da região de Sorocaba e serve como berço para reprodução dessas e implantação nos demais parques naturais da cidade.
Confira a programação
10h – Dança Circular e Sensibilização – com Maria Inês Moron Pannunzio, presidente do FSS
10h30 – Apresentação do Projeto VivAbelha – Meliponicultura nos Parques de Sorocaba, com Edson Sampaio, presidente da Associação Paulista de Técnicos Apícolas
11h – Inauguração e visita ao Meliponário
11h30 – Prática de Confecção de iscas atrativas para abelhas