Em torno de 60 pessoas vão participar gratuitamente neste domingo (29), das 9h às 12h, do 1º Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão de Sorocaba e Região no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A atividade integra a programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema) e pelo Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região, o encontro é direcionado a criadores, educadores e simpatizantes com o objetivo difundir a importância da preservação das abelhas nativas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.
Durante o encontro, o público poderá conferir as palestras “Plantas e Abelhas a Interação Vital”, com o Engº Florestal e Meliponicultor, Felipe F. Frigierie, e “Conservação de Abelhas Nativas – Ameaças e Perspectivas”, com a Profª Dra. Elaine Cristina M. S. Zacarin. Ao final, o meliponicultor Valdeci Ramos vai conduzir um bate-papo sobre “Abelhas Sem Ferrão”.
O Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região reúne criadores que foram se conhecendo ao longo dos anos em cursos, encontros e redes sociais relacionados ao tema, que procuram divulgar e sensibilizar a população sobre a importância da conservação das abelhas, que além de oferecer recursos alimentícios e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos, possuem uma atuação ecológica fundamental na manutenção da nossa flora.
Todas as vagas disponíveis já foram preenchidas. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.
Programação
09h00 – Abertura do encontro, com o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Maurício Tavares da Mota
09h30 – Palestra “Plantas e Abelhas a Interação Vital”, com o Engº Florestal e Meliponicultor, Felipe F. Frigieri
10h15 – Palestra “Conservação de Abelhas Nativas – Ameaças e Perspectivas”, com a Profª Dra. Elaine Cristina M. S. Zacarin
11h00 – Bate-papo “Abelhas Sem Ferrão”, com o meliponicultor Valdeci Ramos
11h55 – Encerramento