Jardim Botânico de Sorocaba estará em festa neste final de semana
Um dos principais e mais novo cartão-postal da cidade, o Botânico ganhará espécies da mata atlântica para o seu herbário
A Prefeitura de Sorocaba preparou uma programação especial neste final de semana (dias 14 e 15) para comemorar um ano de existência do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, inaugurado no dia 15 de março de 2014. Os sorocabanos poderão participar de uma série de atividades gratuitas ao longo do sábado e domingo.
No sábado, às 10h, acontece a cerimônia de aniversário do Jardim Botânico no Palacete de Cristal. Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba e a Votorantim Industrial vão assinar um protocolo de intenções para a doação de mais de 700 amostras de plantas de espécies da mata atlântica para o herbário do Jardim Botânico.
O protocolo prevê uma cooperação técnico-científica entre a reserva Legado das Águas e o Jardim Botânico, que permitirá que o conhecimento produzido por pesquisadores na reserva seja compartilhado com escolas e universidades de Sorocaba e região.
Mantida pela Votorantim Industrial desde 1947, a reserva Legado das Águas tem 31 mil hectares e está localizada na bacia do Rio Juquiá, no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo.
O herbário funciona como uma biblioteca de ‘exsicatas’ – plantas secas prensadas e fixadas em uma cartolina de tamanho padrão acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta para fins de estudo botânicos.
“Inicialmente vamos ser curadores destas exsicatas e, a partir desta parceria, vamos aprofundar o conhecimento da flora da nossa região. Esta será uma grande conquista para o nosso Jardim Botânico, pois estamos dando os primeiros passos para promover uma das missões de um jardim botânico: conhecer para preservar”, destaca Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.
Durante a cerimônia, também será lançado o livro “Jardins que fazem a cidade de Sorocaba”, com as 100 melhores imagens do concurso fotográfico realizado pela Secretaria do Meio Ambiente entre 2013 e 2014. Ao todo, 85 pessoas concorreram ao prêmio com 166 fotos. O concurso entregou uma premiação em dinheiro aos três primeiros colocados e foi realizada uma exposição com as 36 melhores fotos no Palacete de Cristal do Jardim Botânico em 2014.
Demais atividades de sábado
Ainda no sábado, às 11h, o público poderá conferir um show do Duo Urubatã que tocará um repertório especial que inclui standards do choro, arranjos bem originais de músicas dos Beatles, além de músicas de compositores como César Camargo Mariano e Guinga. O grupo é formado pelos músicos Richard Ferrarini (saxofone, flauta transversal e clarinete) e Evandro Marcolino (violão e guitarra).
Além da solenidade de aniversário, quem for ao Botânico no sábado poderá participar, entre 9h e 16h, de uma oficina de Mini-Jardins. Na atividade prática, os visitantes vão aprender a criar um pequeno jardim de suculentas em vasos de material reaproveitado.
O objetivo é realizar práticas para melhoria da qualidade de vida e possibilidade de geração de renda. Além de restabelecer o contato das pessoas com a natureza, enfatizando a importância da preservação e conservação das espécies da flora e os cuidados que devemos ter para mantê-las. As inscrições serão feitas no local, momentos antes da atividade. Serão oferecidas 20 vagas por período.
Neste dia, das 9h às 16h, as pessoas também poderão obter mudas de árvores nativas para plantar na calçada ou no quintal de sua casa e aprender sobre os benefícios da arborização urbana, assim como da manutenção das áreas verdes existentes no município.
Às 15h, quem estiver no parque poderá participar da oficina Jardins Nativos – Criação de jardins de forrageio para as abelhas. Na atividade teórico-prática, os participantes vão aprender sobre paisagismo, implantação de jardins e escolha de espécies nativas para ornamentação.
O objetivo é realizar práticas para melhoria da qualidade de vida e possibilidade de geração de renda, demonstrando a importância da preservação e conservação das espécies da flora nativa, os cuidados que devemos ter para mantê-las e seus potenciais de uso ornamental. A inscrição também será feita no local. Serão oferecidas 20 vagas.
Até domingo (15), o Jardim Botânico abrigará uma Bebeteca, espaço de leitura para crianças na primeira infância e suas famílias.
Atrações de domingo
No domingo, das 10h às 16h, a festa fica por conta do Grupo de Formação Cidadã da Guarda Civil Municipal (GCM), com intervenções artísticas dos Palhaços Jardineiros, pintura facial, teatro de fantoches e apresentação teatral.
No teatro de fantoches, a garotada receberá uma mensagem sobre a conservação da flora e suas relações e aspectos de dependência com o ambiente local. Em uma adaptação lúdica da história de Monteiro Lobato, o grupo leva à reflexão – pelo olhar de uma boneca de pano – de como o mundo e as espécies devem se organizar.
Também neste dia, das 9h às 16h, as pessoas poderão obter mudas de árvores nativas.
Sobre o Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Sorocaba é um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, totalmente estruturado para receber a população.
Localizado numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, numa área de proteção permanente, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico tem como principal objetivo trabalhar com as espécies da flora local e regional.
O principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba é o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O local ainda possui um orquidário, roseiral, salão multiúso e um mirante, onde os visitantes terão a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica da cidade. “Ele está localizado no ponto mais alto do parque e possui uma vista espetacular do nosso município, onde podemos ver o Vale do Rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e a Serra de São Francisco, em Votorantim”, explica Clebson Ribeiro.
O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações – perto do Parque das Águas. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Tags:Jardim Botânico, Jardim Botânico, Meio Ambiente, Meio Ambiente
