Para comemorar os quatro anos da inauguração do Jardim Botânico, o prefeito José Crespo, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, e outros especialistas em meio ambiente, plantaram uma muda da árvore Baobá, em frente ao Jardim Botânico, no início da tarde da quinta-feira (15).
Durante a manhã, o secretário Jessé Loures empossou a Comissão Técnico-científico do Jardim Botânico de Sorocaba (CTC-JBSO). A comemoração iniciou com a posse dos acadêmicos, representantes de órgãos do Governo Federal, do Estado, Municípios, além de biólogos, ambientalistas, engenheiros entre outros especialistas independentes. Entre eles, estão profissionais do Instituto Florestal e Floresta Nacional de Ipanema (Flona).
Na sequência, foi feito o plantio da árvore de origem africana, cujo tronco, quando adulta, chega a oito metros de largura, o que equivale a dois carros, um estacionado atrás do outro. Durante o plantio, o prefeito Crespo explicou que o Baobá, uma árvore de porte majestoso, é nativa da África, e foi trazida para o Brasil pelos escravos, sendo mais comum no nordeste brasileiro.
“A vida tem mais sentido com a somatória de pequenos momentos. E esse é um pequeno momento com característica de espontaneidade, para comemorar o aniversário do Jardim Botânico”, declarou o prefeito José Crespo durante o plantio da espécie. O secretário Jessé Loures ressaltou que esse é um governo preocupado em promover ações ambientais.
Instituída pelo decreto nº 23.261, de 23 de novembro de 2017, a CTC-JBSO possui caráter consultivo e de aconselhamento técnico-científico e tem a finalidade de promover a discussão e o acompanhamento das atividades de pesquisa, conservação, lazer e educação ambiental, contribuindo para a consolidação do Jardim Botânico e para a integração deste à comunidade. Os integrantes se reunião periodicamente.
Membros da Comissão Técnico-científico
Titulares
Camila de Paula Alvares Rosa – Prefeitura
Francismari Aparecida Milche – Prefeitura
Daniele Lopes Leite – Prefeitura
Clebson Aparecido Ribeiro – Prefeitura
Cristina do Marco Santiago – Governo do Estado
Rafael Ferreira Costa – Flona
Fiorella Fernanda Mazine Capelo – Ufscar
Ednilse Leme – Unip
Jonas Evandro Barbosa da Silva – Círculo Orquidófilo Sorocabano
Demis Lima – biólogo
Gabriel César Bitencourt – educador ambiental
Maria Luiza Aceituno – arquiteta/paisagismo
Karen Regina Castelli – bióloga e engenheira civil
Patricia Mara Sanches – Universidade de São Paulo
Fatima C.M. Pina-Rodrigues – Ufscar
Daniele Tomaz – Tecnóloga em hotelaria
Nobel Penteado de Freitas – Uniso
Suplentes
Cristians Edgar Guimarães Leite – Prefeitura
Ana Paula Rodrigues Sanches – Prefeitura
Yuri Stéfani Santos – Prefeitura
Rosemeire de Cassia Mazzer – Prefeitura
Franciane Andrade de Pádua – Ufscar
Regina Y. Miura – Unip
Manoel Riyis Gomes – Círculo Orquidófilo Sorocabano
Isabele Sarzi Falchi – Governo do Estado
Ofélia de Fátima Gil Willmersdorf – Flona
Sobre o Jardim Botânico
Inaugurado em 15 de março de 2014, o Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Administrado pela área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Sema, o Jardim Botânico tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.
Entre os espaços, os visitantes podem conhecer o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, onde, também, são realizados eventos e exposições; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba e é possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.
O Botânico, ainda, possui o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais. Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações: (15) 3235-1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br[1].