Já se esgotaram as vagas para a Jornada de Palestras sobre as leis de fomento cultural
Todas as vagas oferecidas para a Jornada de Palestras do Núcleo de Formação Cultural foram preenchidas na manhã desta sexta-feira (6). Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), as palestras vão abordar as leis de fomento à cultura e acontecerão de 16 a 19 de março no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba, na Avenida Eugênio Salerno, nº 140.
“Estamos muito felizes pela grande procura. Em praticamente cinco dias esgotaram todas as vagas para as nossas palestras. Em breve divulgaremos as próximas atividades do Núcleo de Formação Cultural e vem muita coisa boa por aí”, adianta Janaína Caldeira, coordenadora do núcleo. De acordo com a Secult, eram 120 vagas para cada palestra.
A atividade vai marcar a inauguração do Núcleo de Formação Cultural, que pretende oferecer a possibilidade de formação cidadã e de público consciente e crítico por meio de práticas artísticas, relacionando-as com aspectos culturais, históricos e sociais, fazendo da arte um meio para uma ação formadora.
Para isso, serão oferecidos cursos permanentes, seminários, oficinas e workshops com o objetivo de promover e estimular ações de formação e fruição, contemplando os diferentes segmentos culturais e linguagens artísticas nos equipamentos culturais do município.
O ciclo de palestras deste mês dará um panorama sobre o mercado cultural e as modalidades de financiamento à cultura, as leis de fomento cultural nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, além da importância da construção de políticas públicas de cultura.
O objetivo é capacitar o participante para que ele possa lidar com mais facilidade com a complexidade das modalidades de financiamento à cultura, por meio da apresentação de conceitos e esclarecimentos de dúvidas.
As palestras
No dia 16 de março, às 19h, o público poderá conferir a palestra “Modalidades de Financiamento à Cultura”, de Minom Pinho, consultora, pesquisadora e produtora cultural da Casa Redonda Cultural.
No dia seguinte, 17, também às 19h, o tema será “Lei Rouanet – Financiamento Público da Cultura Brasileira”, com o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, Valério da Costa Benfica.
Quem comparecer ao terceiro dia de palestras, dia 18, poderá conferir o tema “Editais Proac”, com a diretora do Centro de Editais do Proac, Antonieta Jorge Dertkigil. A atividade tem início às 19h.
Para encerrar a jornada, dia 19, André Mascarenhas, integrante da Comissão de Análise, Instrução e Fiscalização dos Projetos Culturais da Linc, e do Conselho Municipal de Política Cultural, falará, a partir das 19h, sobre “Linc 2015 – Elaboração de Projetos”.
Tags:Cultura, Cultura, Palestra, Palestra
