Investe Sorocaba dialoga com Secovi sobre setor imobiliário

As Operações Urbanas Consorciadas foram tema de diálogo entre as diretorias da Agência Investe Sorocaba e da regional de Sorocaba do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), na manhã desta terça-feira (9). Durante um café da manhã na sede da regional do Secovi-SP, o presidente da Investe Sorocaba, Maurício Campanati, falou sobre o instrumento urbanístico que pode promover exceções na Lei de Uso e Ocupação do Solo para atrair investimentos e serviços que beneficiem os sorocabanos. 

Pelas Operações Urbanas Consorciadas é possível requalificar alguma área da cidade para receber implantações ou ampliações de infraestruturas urbanas através da comercialização de certificados de aumento de potenciais construtivos, os Cecaps. “É um instrumento que também permite parcerias na área da habitação”, explicou o presidente Campanati 

A direção da regional do Secovi demonstrou interesse em mais informações sobre o IPTU Progressivo e sobre o projeto de lei já aprovado no Legislativo, prevendo que novos empreendimentos tenham fiação subterrânea. Sobre o IPTU Progressivo, o presidente Campanati explica que compõe a Comissão presidida pela Secretaria de Planejamento e Projetos da Prefeitura que elabora estudos para serem avaliados com a sociedade. “Em breve vamos ter nova reunião com os associados da regional do Secovi”, declara o presidente da Investe Sorocaba.

As exposições do presidente Campanati foram acompanhadas pelo diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais da Agência Desenvolve Sorocaba, Alfredo Panise Júnior. Eles foram recebidos pelo diretor regional do Secovi-SP, Guido Cussiol Neto e pelos demais diretores do mesmo sindicato da habitação, Ari Ribeiro Júnior, Júlio Alexandre Casas, Luís Fernando Zanchet, Marcelo Ponce e Alexandre Lins. 

A Agência Investe Sorocaba é uma autarquia municipal e tem como principal objetivo a atração de recursos financeiros nacionais e internacionais, tanto públicos como privados, para investir em infraestrutura e ações que ampliem os serviços prestados à população. Ela funciona em anexo à Escola de Gestão Pública, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3049.  A Investe Sorocaba foi criada pela lei municipal 11.864/2019 e regulamentada pelo decreto número 24.547/2019.