Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/interconexao-foi-explorada-em-oficina-de-danca-no-barracao-cultural/
Acessado em: 01/12/2025 - 14h54

Oficina de dança no Barracão Cultural explorou a interconexão entre pessoas e objetos

Por: Joyce Souza - Programa de Estágio - Supervisão Secult

O ator e bailarino Chico Lima realizou nesta quinta e sexta-feira (9 e 10) a oficina de dança “Operações Coletivas – Dança em Massa” no Barracão Cultural, localizado no Centro de Sorocaba. A aula foi aberta ao público e teve como objetivo explorar a interação entre pessoas e objetos por meio de exercícios coletivos de criação e improvisação.

A ação integra o projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) e que no município, contou com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

“A oficina surgiu das minhas vivências, do que eu tenho pesquisado em dança e coreografia em relação a grandes grupos. Penso que dançar é junto com o outro, assim como dançar a partir do outro, mais do que sobre criar uma coreografia ou partitura em que tudo é executado da mesma forma”, explica Chico Lima.

Além disso, o autoconhecimento do corpo e das emoções foi frequentemente estimulado pelo professor durante os movimentos solos e em grupo, que se iniciaram de maneira mais leve para que os alunos entrassem em estado de relaxamento e foram avançando de acordo com a troca de energia entre os participantes.

“A ideia é a gente entrar em relação e encontrar um jeito de dançar os nossos corpos juntos, cada um em suas necessidades, mas conseguindo compartilhar isso através do movimento”, comenta o bailarino.

 

Espetáculo gratuito na noite desta sexta-feira

O projeto continua nesta sexta-feira, às 20h, com a apresentação do espetáculo “Tentativas contra o Vento” também no Barracão Cultural. O solo de dança contemporânea com o ator e bailarino Chico Lima foi produzido pelo Campo Fictício e tem produção executiva de Eduardo Bordinhon e da Cooperativa Paulista de Teatro.

Trata-se de uma prece circular, uma evocação de uma visão. A transmissão de uma mensagem captada pelo corpo. Uma coreografia, uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa, entregar-se ao vento e aprender a permanecer e seguir.

Resultado de um intenso processo criativo guiado por três coreógrafas com as quais o artista já havia trabalhado (Andréia Yonashiro, Morena Nascimento e Lu Favoreto), e em parceria com os artistas Tiago de Mello na trilha sonora, e Cauê Gouveia na iluminação, neste trabalho, a dança é colocada como uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa.

Confrontando o vento produzido por dois ventiladores industriais, o bailarino mistura-se com os materiais plásticos propostos neste trabalho, confunde-se e transforma-se em novas formas entre o caótico e o suspenso. Entregando-se ao vento, o corpo parece aprender a permanecer e adaptar-se, e encontrar maneiras de seguir neste processo.

A classificação indicativa é de 10 anos de idade. Os ingressos serão distribuídos no local 30 minutos antes do início do espetáculo. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária.
Muito mais por Sorocaba!