A nova modalidade intensiva do “Time do Emprego”, lançada pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, continuará no segundo semestre deste ano. O sucesso foi tanto, que mesmo em tempos de baixa oferta de vagas, dos 22 alunos da primeira turma, 11 conseguiram colocação ou reinserção no mercado de trabalho, logo após o último encontro.
Nesta quarta-feira (25), encerra-se a turma que está sendo capacitada na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no Centro. São 25 alunos que iniciaram os encontros no dia 13 de maio. Cinco turmas estão concluindo a capacitação do “Time do Emprego Intensivo”, sendo que duas delas ocorreram no próprio PAT e outras duas na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten).
Realizado de forma intensiva a capacitação ocorre em dez dias consecutivos, em vez das dez semanas, como é o formato original do programa. O “Time do Emprego” intensivo traz o mesmo conteúdo, com a mesma qualidade e intensidade daquele em padrão tradicional.
Outra vantagem do novo formato é que com a capacitação em dias consecutivos, o número de desistências foi menor, pois a cada encontro cria-se grande expectativa para ter acesso aos conteúdos dos próximos encontros. Outra vantagem é que tempo de um encontro para o outro também é menor. “Com o ‘Time do Emprego Intensivo’, a capacitação é feita em apenas 10 dias, ampliando as chances de conseguir emprego. Diante do sucesso que teve essa modalidade, a intenção é continuar mesmo no segundo semestre”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida.
Parceria e objetivos
O programa Time do Emprego funciona em Sorocaba graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). A iniciativa apresenta alto índice de colocação e reinserção de trabalhadores, sendo indicado para jovens que buscam o primeiro emprego ou para quem encontra dificuldade em voltar ao mercado de trabalho.
O programa visa inserir ou recolocar maiores de 16 anos no mercado de trabalho. A ação tem o objetivo de orientar o trabalhador a buscar um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. Os participantes aprendem técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar habilidades e produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego e dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.
O programa tem como conceito básico a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), adaptado a partir do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá, de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo. Sua efetividade é comprovada pelo índice de empregabilidade.
“Em tempos de crise, com desemprego em alta, a Prefeitura busca alternativas para qualificar os trabalhadores, melhorando as chances no competitivo mercado”, complementa o secretário. O PAT fica à Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro. O telefone de contato é o (15) 3229-2880.