O prefeito José Crespo recebeu no final da tarde de terça-feira (25), no sexto andar do Paço Municipal, o presidente da Associação Amigos dos Deficientes (AMDE), José Osvaldo Gonçalves, e Ângela Aires (departamento comercial), que estiveram acompanhados da secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, para uma conhecer um pouco mais sobre essa entidade, que faz trabalho considerado exemplar na cidade desde 2010.
Os dirigentes deram detalhes sobre o dia-a-dia da AMDE, que cuida atualmente de 95 pessoas, com várias idades, mas tem uma lista de espera de mais 110 portadores do Transtorno Espectro Autismo.
Com a sede instalada na rua Rosa Maria de Oliveira, 110, na Jardim Zulmira, em prédio anexado ao instituto Humberto de Campos, ambos contaram ao prefeito das dificuldades enfrentadas para manter em dia pagamento de aluguel, atendimentos e alimentação, tudo custeados por meio de uma receita apertada (R$ 10.800,00) por mês.
A AMDE, que é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, funciona, das 8 às 17 horas, com a missão de oferecer assistência terapêutica e pedagógica com excelente qualidade e responsabilidade social. A intenção é ampliar os atendimentos buscando suprir a demanda, aperfeiçoar os trabalhos buscando novas metodologias e assim poder melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias.
O principal lema é prestar assistência humanizada sem discriminação de qualquer forma respeitando as diferenças e limitações individuais, oferecendo atendimento com excelência em qualidade. Eles são priorizados nos campos terapêutico, pedagógico, social, psicológico e físico que sempre busca o aprimoramento constante.
Durante a visita o presidente da entidade informou ao prefeito sobre o andamento de um Processo Administrativo que solicita a concessão de uma área de mil metros quadrados, situada próxima à rua Atanásio Soares, pedindo a agilização na sua evolução, pois já existem parceiros dispostos a ajudar em parte da construção da obra.
O prefeito mostrou-se sensibilizado com a situação e se comprometeu em colaborar no que estiver no seu alcance, pois entende a importância em ajudar a entidade realizar esse tão sonhado projeto de ter a sede própria, que depois de toda a tramitação na Prefeitura ainda tem que passar pela Câmara Municipal.
“Entendo que a AMDE faz um trabalho maravilhosa e de muita durabilidade, temos uma parceria longa. Sei que não é fácil o trabalho de vocês e ele já fala por si. Como atende pacientes de toda a região o interessante seria que tivesse logo a sede própria e também as vizinhas cidades fizessem as suas, mas isso é para outra oportunidade. Em nosso governo temos como prioridade a saúde e é nossa obrigação dar aporte financeiro a Projetos como esse, mas no momento não temos condições de aumentar a verba, porém a SIAS estará sempre atenta a essa parceria”, falou o prefeito.
Para dar continuidade aos trabalhos a AMDE organiza eventos, promove cursos, mas precisa de ajuda de empresas, organizações e pessoas dispostas a auxiliar cuidar de crianças e adolescentes com autismo, já que o trabalho é totalmente gratuito. Todos estão convidados a conhecer a Associação, que sempre está de portas abertas as visitas.
Conheça melhor a AMDE pelo e-mail associacaoamde@hotmail.com[1] ou pelo Link www.facebook.com/amde.amigosdosdeficientes[2].