Instituições certificadas com o Selo Social 2015 aprenderam a potencializar sua marca
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Empresas, entidades e órgãos públicos certificados com o Selo Social 2015 participaram, nesta sexta-feira (dia 28), de um último encontro na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), ocasião na qual Victor Olszenski, da Percepta, fez um treinamento de Marketing Social com as 46 instituições certificadas.
Realizado pelo Instituto Abaçaí, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Selo Social é uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de instituições que investiram em políticas de desenvolvimento social no Município.
De acordo com Carina Giunco, diretora executiva do Instituto Abaçaí, as organizações receberam orientações de como a utilização do Selo Social agrega valor à marca. “A ideia é que elas explorem novas possibilidades e aprimorem – ou até mesmo, iniciem – seu marketing social. Independente do ramo de atividade e de sua natureza, qualquer organização deve vislumbrar a comunicação como um item estratégico. Numa definição menos racional e mais humana, este é um alicerce para voos mais altos”, finaliza.
Para isso, o palestrante Victor Olszenski deu uma aula teórica e prática aos participantes. ”O objetivo foi de mostrar as maneiras eficazes de usar a divulgação a favor das instituições. A população, que é a grande beneficiada com estes projetos sociais, também precisa receber a informação de uma forma adequada”, afirmou.
Valéria Monteiro, supervisora do setor de doações das Casas André Luiz, foi uma das participantes e estava satisfeita com este último encontro. “Hoje conseguimos entender como usar o Selo Social a nosso favor, já que ele nos dá uma credibilidade. Antes, tínhamos um trabalho bonito, mas não sabíamos como apresentá-lo a possíveis investidores e parceiros do nosso trabalho. Hoje, tenho este conhecimento”, destacou.
O projeto conta com o patrocínio de oito empresas instaladas na cidade: Unimed, Splice, Dana, Tauste, Fuchs, Sorocaba Refrescos, Caixa Econômica Federal e Johnson Controls.
Sobre o Selo Social
O Selo Social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem Compromisso Social. Durante o processo de certificação, os setores se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidos pela ONU.
Os participantes recebem palestras, seminários, cursos de formação e assessoria individualizada para planejar suas ações sociais. Esse trabalho é feito pelo Instituto Abaçaí. Durante os cursos de formação, os participantes aprendem, por exemplo, sobre Marketing Relacionado à Causa (MRC), gestão de projetos, captação, comunicação e administração de recursos.
Ao final das atividades, as instituições inscritas no Selo Social devem entregar um relatório final de impacto social. Para obter a certificação, os participantes também têm de comprovar terem regularidade fiscal e a promoção de investimentos internos que melhorassem a qualidade de vida dos funcionários, além de investimentos externos de ajuda à comunidade.
As empresas, entidades sociais e órgãos públicos já podem se inscrever gratuitamente para participar do próximo ciclo do Selo Social no site: www.selosocial.com
