Alunos da Escola Estadual “Rosemary de Mello Moreira Pereira” tiveram acesso ao projeto, que visa orientar e alertar quanto aos perigos do Aedes aegypti
Participantes do projeto “Inspetores de Quarteirão”, criado no fim do ano passado por agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ulysses Guimarães, estiveram nesta sexta-feira (4) – nos períodos da manhã e da tarde – na Escola Estadual “Rosemary de Mello Moreira Pereira” para disseminar a proposta.
O “Inspetores de Quarteirão” tem como objetivo orientar e alertar a população do Parque Vitória Régia quanto ao perigo de se manter criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – no interior dos imóveis. Na escola, conforme a agente comunitária de saúde Elis Regina Ferreira dos Santos, a proposta foi bem aceita, principalmente por alunos do sexto e sétimo anos. “Os do colegial são mais contidos”, afirma.
Segundo Elis, todas as salas foram visitadas pelo grupo da UBS, com direito à entrega de certificados e faixas coloridas para os adeptos ao projeto. “A educação vem de casa. Então, primeiro, quem quer ser inspetor de quarteirão tem que vistoriar sua própria casa. O projeto é uma chance de despertar a cidadania nesses estudantes”, argumenta. Diz, ainda, que no dia 14 de março uma passeata de conscientização vai ser realizada no bairro.
Para a diretora da escola, Oraíde Valério de Oliveira, a divulgação do “Inspetores de Quarteirão” aos alunos veio em hora certa, já que iniciam na próxima semana um projeto de conscientização sobre dengue. “Será um projeto interdisciplinar. Todas as salas vão participar, com confecção de cartazes, pesquisas na internet e teatros”, explica.