Inscrições para o Casamento Comunitário acontecem neste sábado
Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
O Fundo Social também está recebendo a doação de vestidos de noiva que serão emprestados para a solenidade.
As inscrições para a 12ª edição do Casamento Comunitário, que é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), acontecem neste sábado, dia 5, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A ação promove a união civil, sem custos, e uma cerimônia ecumênica a casais residentes em Sorocaba e cuja renda familiar é de até três salários mínimos.
A Presidente do Fundo Social de Sorocaba, Maria Inês Moron Pannunzio, vê no Casamento Comunitário uma ação de cidadania: “Inúmeros casais já moram juntos, mas não são legalmente casados. Com o reconhecimento da união fica atrelada a questão do compromisso da vida a dois”, comenta.
Além do processo civil, onde os noivos apresentam toda documentação junto ao cartório, dentro de um prazo pré-determinado, uma cerimônia da benção ecumênica e o curso de noivos estão programados para o dia 14 de maio. Apenas o local ainda será definido. O curso de noivos, momento que antecede a cerimônia, foi introduzido em 2013 com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão do casal sobre a vida a dois, com palestras sobre diversos temas. “No casamento precisamos ter um parceiro que nos apoie, incentive, caminhe lado a lado conosco. Deve ser uma relação de amor, de respeito, de diálogo e de cumplicidade, em um processo de construção diária. O curso trata destas questões, entre outros assuntos importantes”, acrescentou Maria Inês.
Para efetuar sua inscrição, o casal – ou pelo menos um dos pares – deverá comparecer ao auditório da Sedes, localizado na Rua Santa Cruz, 116, no Centro, munido dos seguintes documentos:
– Certidão de Nascimento dos noivos atualizada;
– RG dos noivos;
– CPF dos noivos;
– Carteira de Trabalho ou comprovante de renda dos noivos;
– Comprovante de residência;
– Data de nascimento dos pais se forem vivos, ou data de óbito;
– Nome completo e RG de duas testemunhas maiores de 18 anos. (As testemunhas não precisam comparecer no dia da inscrição)
– Certidão de casamento com averbação do divórcio (quando houver divorciado);
– Certidão de óbito (em caso de viuvez de um dos pares).
– Foto 3×4
Informações
Para facilitar o acesso às informações sobre o Casamento Comunitário, esclarecendo dúvidas e fazendo orientação adequada, agora os casais serão atendidos pelo telefone 156. Agentes que atendem no sistema foram capacitados para fornecer todo tipo de informação sobre o evento, ajudando aqueles que pretendem selar sua união.
Além do 156, o Fundo Social também está contando com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) na utilização das Casas do Cidadão como ponto de esclarecimento. Com seis unidades descentralizadas, os casais que precisarem saber mais do Casamento Comunitário serão atendidos nesses locais. Online, as informações acerca de quem pode se inscrever, documentação e datas também estão disponíveis no site da Prefeitura, na barra da Central de Atendimento.
Doação de Vestidos de Noiva
O Fundo Social de Solidariedade já está recebendo vestidos de noiva, ternos, gravatas e camisas, em bom estado, para serem usados pelos noivos no Casamento Comunitário.
Ainda que o traje tradicional (vestido de noiva e terno) não seja obrigatório na cerimônia realizada pela Prefeitura, muitos casais manifestam a vontade de usá-lo. Por esta razão, o Fundo Social recebe doações com o objetivo de emprestá-los aos casais que, após a cerimônia, os devolvem para serem usados nos eventos seguintes. “Muitas noivas guardam seus vestidos como lembrança. Gostaríamos de contar com um gesto de solidariedade para com as noivas que não têm condições de adquirir um vestido”, explicou Maria Inês Pannunzio.
Em sua 11ª edição, o Casamento Comunitário de 2015 recebeu a inscrição de 117 casais que compareceram ao Paço Municipal para celebrar este momento especial. A sede do governo de Sorocaba se transformou em um verdadeiro salão de festa, com arranjos de flores, tapete vermelho, bolo decorativo com direito a fotos como recordação. Cada detalhe foi pensado e organizado especialmente para os casais.
As doações estão sendo recebidas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Casais interessados em emprestar os trajes devem manifestar essa vontade no ato da inscrição. Num segundo momento, as noivas serão chamadas para a prova dos vestidos, em data a ser definida.
Tags:Casamento Comunitário, Fundo Social
