Inscrições para conferências sobre direitos da criança e adolescente seguem abertas

Na próxima semana, Sorocaba terá dois eventos para debater políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, organizados pela Prefeitura de Sorocaba e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na terça-feira (28), a 1ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente vai reunir o próprio público-alvo, enquanto na quarta-feira (29) será a vez de representantes do Poder Público, entidades, universidades e da sociedade civil definirem as propostas de políticas públicas na 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ambas são abertas ao público em geral e estão com inscrições abertas.

As duas conferências vão acontecer no auditório da Faculdade Anhanguera (Avenida Armando Pannunzio, 1.478, Jardim Vera Cruz), das 9h às 16h, e terão um formato semelhante. Após uma palestra de abertura, voltada a todos os participantes, serão debatidas propostas conforme os cinco eixos temáticos do Plano Decenal do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A 1ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente deve reunir cerca de duzentos participantes, entre estudantes da Rede Pública, participantes de programa sociais desenvolvidos pela Prefeitura ou entidades parceiras, como a Pastoral do Menor.

Para a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, o encontro é mais uma iniciativa para que os jovens se sintam participantes do processo democrático de construção de políticas públicas para o setor. “É uma oportunidade de educarmos para a cidadania, de as crianças e jovens entenderem que muitas ações dependem não só do Poder Público, mas de todos nós”, acredita.

Já a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de debater ações a partir dos temas definidos pelos eixos, vai definir propostas para as etapas regional, estadual e nacional, bem como eleger delegados que participarão de cada uma delas. “A ideia é que todas as sugestões sejam debatidas dentro dos grupos para que cada desses grupos chegue a um consenso e extraiam as propostas finais que serão aclamadas pelo plenário geral”, explica a integrante da comissão organizadora, Leila Chinelatto.

As inscrições para 1ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e para a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente devem ser feitas pelo e-mail cmdcaconflud@gmail.com

Mais informações com o CMDCA, pelo telefone (15) 3231.5300

 

Tags:, , ,