Terminam no dia 12 de fevereiro as inscrições para o Satartup SP, programa iniciado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) em parceria com o Sebrae-SP que vai selecionar dez startups digitais de Sorocaba em estágio de validação do modelo de negócio. O programa é gratuito e terá duração de 4 meses, oferecendo workshops, acompanhamento, conexão com o ecossistema e mentoria de parceiros de mercado. As inscrições podem ser feitas no link: www.parquetecsorocaba.com.br[1]
O foco do programa, que está em sua terceira edição, é selecionar startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, que utilizem a tecnologia digital como ponto central do seu modelo de negócio e que já tenham realizado interações iniciais com seus clientes para validações da problemática e MVP (Mínimo Produto Viável). Para participar é necessário que a startup tenha uma equipe com no mínimo dois fundadores, sendo um deles obrigatoriamente com dedicação exclusiva para participar das atividades de aceleração.
Segundo o founder da startup Birmind, Diego Mariano, o programa Startup SP foi fundamental para a validação da solução. “Recomendo o programa, inclusive para aquelas que acreditam estar em estágios mais avançados, mas enfrentam dificuldades em captar usuários. Durante o Startup SP, o empreendedor é provocado a rever e identificar importantes pontos do processo de validação, que, muitas vezes, passaram despercebidos, mas que trazem impacto direto no de market fit”, afirma. A Birmind, inclusive, foi considerada entre as quatro startups mais relevantes no país pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Conforme o presidente do PTS, Roberto Freitas, “estamos na terceira edição do programa, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento de novas startups de sucesso em nossa região. Sorocaba é um grande celeiro, já tivemos resultados expressivos no desenvolvimento dessas empresas que são muito competitivas para o Brasil”, disse. Freitas ainda ressalta que “o que percebemos como diferencial das iniciativas de maior sucesso é o engajamento dos empreendedores, além da dedicação no desenvolvimento e, principalmente, na validação da solução, que é chave”, destaca.
Durante os 4 meses de aceleração, a equipe da startup é provocada através de capacitações e mentorias a perceber com maior profundidade quais são os pontos em que sua solução pode contribuir com o mercado, inclusive, aqueles fatores que precisam ser remodelados.
O processo de seleção das startups que serão aceleradas estará disponível até o dia 12 de fevereiro e as inscrições são feitas somente em formato digital. Mais informações podem ser acessadas no site: www.parquetecsorocaba.com.br[1]
Processo de seleção
O critério de seleção do programa vai considerar startups que já iniciaram a validação do problema-solução, e, eventualmente, que já iniciaram o desenvolvimento de um MVP (Mini Produto Viável) ou estão em fase de testes. Para isso, ainda terão que ter uma equipe de no mínimo 2 pessoas com perfis complementares, e que pelo menos um dos empreendedores tenha disponibilidade para participar de todas as atividades do programa, com previsão de realização de março a julho, com atividades que devem ser realizadas pelo menos uma vez por semana.
O anúncio dos selecionados para o processo de aceleração ocorrerá no dia 27 de fevereiro, no Startup Night Sorocaba, que contará com a palestra de Robinson Shiba, empreendedor brasileiro que trouxe dos Estados Unidos o modelo de comida pronta oferecida pela rede China In Box.
O programa de aceleração de startups digitais é uma iniciativa do Parque Tecnológico de Sorocaba, SEBRAE-SP – regional Sorocaba -, com o apoio o ecossistema inovador da região.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2266, ou pelo whatsapp (15) 99708-2136 ou ainda o Posto SEBRAE AQUI que fica no Parque Tecnológico de Sorocaba, localizado à avenida Itavuvu, 11.777, na Zona Norte.
Muito Mais Por Sorocaba!