Trabalho será colaborativo. Fotógrafos profissionais e amadores poderão ceder fotos e colaborar com trabalho educativo
Com o objetivo de mostrar as aves que habitam ou frequentam o município em períodos de migração, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançará na próxima quarta-feira (dia 28), às 19h30, o Projeto “Revoada Fotográfica”. A iniciativa visa reunir, numa publicação digital, imagens produzidas por fotógrafos profissionais e amadores, proporcionando à população mais conhecimento sobre a grande diversidade de aves existentes em Sorocaba, além de envolver as pessoas por meio da Educação Ambiental, na proteção e no respeito ao meio ambiente.
O evento de lançamento do projeto será realizado no Núcleo ETC da UFSCar, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, ao lado do Hipermercado Extra de Santa Rosália.
O trabalho será feito de forma colaborativa, através da cessão de fotografias por parte de fotógrafos e observadores de aves. A publicação vai conter fotografias e informações sobre diversos tipos de aves que ocorram em Sorocaba ou ainda em seu entorno, dentro de um raio de cinquenta quilômetros além dos limites do município.
O livro digital não será propriamente um guia de aves, mas servirá para que os visitantes de cada parque da cidade possam, ao consultar o livro, saber quais as espécies de aves têm registros naquele local, bem como, ao buscar uma espécie específica, ter a informação dos lugares onde há uma maior frequência de sua ocorrência.
A ideia da Secretaria do Meio Ambiente não é colocar todas as espécies de aves já registradas em Sorocaba, mas um apanhado delas, desde as mais comuns às mais raras. A “Revoada” nada mais é do que um desafio que será lançado para os fotógrafos de aves – profissionais ou amadores – com o objetivo de produzir imagens de boa qualidade de espécies que, apesar de ocorrerem em Sorocaba, ainda não têm registro fotográfico adequado para publicação.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a iniciativa é aberta a fotógrafos amadores ou profissionais, de todas as idades, que poderão participar com uma ou mais fotos. No caso das pessoas com menos de 18 anos de idade, elas terão de ser devidamente autorizadas por seus pais ou responsáveis, que deverão retirar a ficha de autorização de participação na Secretaria de Meio Ambiente.
Como se inscrever
As inscrições poderão ser feita no período de 2 de Novembro de 2015 a 1 de Fevereiro de 2016, exclusivamente pelo site da Secretaria do Meio Ambiente: www.meioambientesorocaba.com.br[1]
Após a inscrição, o material fotográfico deverá ser entregue até às 17h do dia 02 de Maio de 2016 na sede da Secretaria do Meio Ambiente.
Todo o material deverá ser entregue em um envelope devidamente identificado e deverá conter CD-R ou DVD com as fotos gravadas em JPEG para ser analisado por uma comissão técnica formada por funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e da Área de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, além de técnicos convidados pela Secretaria do Meio Ambiente. Esta comissão classificará as fotos em aptas ou inaptas para inclusão no ‘livro’.
As fotografias deverão ser coloridas e em alta resolução. A seleção e a classificação das fotos levarão em consideração critérios estéticos da imagem, as informações visuais, bem como a correta identificação da ave e de seu local de observação. Fotos em baixa resolução e de qualidade ruim serão consideradas inaptas ao projeto.
A Secretaria do Meio Ambiente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na rua Campos Salles, 850, na Vila Assis. Mais informações podem ser obtidas no edital de chamamento, que será publicado no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (23), ou ainda pelo telefone (15) 3219.2280.