Iniciativa municipal está ensinando idosos a pedalar em Sorocaba

 

Todas as vagas foram preenchidas

Realizar o sonho de andar de bicicleta (para muitos) pela primeira vez. Essa é a oportunidade que a Prefeitura de Sorocaba oferece a homens e mulheres associados ao Clube e à Chácara do Idoso. Na manhã desta quarta-feira (11) tiveram início as aulas práticas gratuitas da Escola do Pedala para a Terceira Idade, no estacionamento lateral do Clube do Idoso.

Realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo do projeto é ensinar os idosos a andar de bicicleta, além de aprimorar as habilidades daqueles que sabem pedalar.

A meta é formar um grupo de ciclistas desta faixa etária, consciente da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, além de promover a saúde por meio da atividade física. O objetivo final da turma é participar de passeios ciclísticos promovidos na cidade.

As aulas vão ocorrer durante dois meses, às quartas-feiras em três horários: 8h30, 9h30 e 10h30. Erlon de Freitas, coordenador da Escola do Pedala, explica que nestas primeiras aulas o aluno é treinado principalmente quanto ao equilíbrio e ao uso do freio. “Nós vamos avançando conforme a evolução deles. Primeiro eles colocam um pé no pedal, depois o outro, até chegar a pedalar de verdade, mas o equilíbrio é fundamental”, destaca.

Durantes as aulas os idosos vão aprender a seguir um trajeto completo, recebendo instruções sobre como fazer curvas. Eles também serão orientados sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte por meio do uso das bicicletas.

Maria das Graças Penteado de Camargo, 58 anos, já andou de bicicleta na infância, mas nunca mais havia pedalado. Agora, aproveitou a oportunidade para reaprender a andar de bicicleta. Ao lado de sua mãe, Maria Benedita Amaral de Camargo, elas participaram da primeira aula prática. “Tentamos nos inscrever no ano passado, mas não tinha mais vagas. Agora conseguimos”, comentou Maria das Graças.

Outra integrante do grupo é a aposentada Maria Antonia Aparecida Ribeiro Martins, 58 anos. Ela participou da primeira turma da Escola do Pedala, mas fez questão de frequentar as aulas novamente. “Eu amei participar, nunca tinha subido numa bicicleta antes. Frequentar novamente a Escola do Pedala é uma oportunidade de andar de bicicleta, já que ainda não tenho a minha. Fui duas vezes andar no Parque das Águas com a bicicleta pública (Integrabike), porque ainda não tenho segurança de andar nas ruas”, afirmou a munícipe.

 

Sonho realizado

 

Quem apareceu apenas para cumprimentar o professor, antes de sua aula de teatro no Clube do Idoso, foi Nilcea Guidolin Zanbo,  67 anos, moradora do Jardim Refúgio. Ela participou do projeto no ano passado. 

“Quando era menina meu pai não me deixava andar de bicicleta, apenas meu irmão. Um dia peguei a bicicleta dele e acabei caindo. Nunca mais toquei nela. No ano passado, com 66 anos, na terceira aula eu já estava pedalando. Foi um sonho realizado, me senti um passarinho”, contou. Hoje Nilcea pedala de vez em quando com a bicicleta da sua neta pelas ruas do Piazza di Roma, onde sua filha mora.

A munícipe é frequentadora assídua do Clube do Idoso, onde faz academia, ginástica, jazz, pintura em tecido, artesanato, tai chi chuan e teatro. “Eu moro aqui e o prefeito nem me cobra aluguel”, brinca. E Nilcea credita à Escola do Pedala a realização de outros sonhos: “Neste ano saí até de baiana na Escola de Samba Estrela da Vila no Carnaval de Sorocaba. Uma coisa puxa a outra. Hoje acredito que eu posso fazer o que eu quiser e que não existe idade para ir atrás dos nossos sonhos”.

 

Tags:, , , , , , , , ,