Iniciativa de Educação Ambiental visa sensibilizar alunos da rede municipal sobre bem-estar animal

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba dará início nesta terça-feira (28) ao projeto “Bem-estar Animal nas Escolas”. A iniciativa vai beneficiar em torno de 2.500 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de 54 escolas municipais. A primeira unidade contemplada será a E.M. “Prof. Walter Carretero”, localizada no bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto). Entre 9h e 10h30, quatro turmas receberão a ação educativa.

O projeto será promovido pelas secretarias de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Educação (Sedu). “O nosso objetivo é agregar à formação do estudante os princípios essenciais para a conscientização da prática do bem-estar animal, tornando as crianças agentes multiplicadores da guarda responsável de animais domésticos”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures. A proposta do projeto é permitir que as crianças contribuam incentivando os professores e gestores a pensarem propostas pedagógicas em suas escolas sobre estes temas.

De acordo com a Sema, a programação da atividade de Educação Ambiental vai sensibilizar os alunos e sua respectiva comunidade escolar sobre direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais. Para isso, dois agentes da Seção de Proteção e Bem-estar Animal da Sema vão realizar um bate-papo sobre o tema com os estudantes. A ação vai durar em torno de 30 minutos.

O bem-estar animal contempla o conceito das “cinco liberdades dos animais”: livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; e livre de medo e aflição. O “dono” do animal doméstico, por exemplo, deve oferecer carinho e atenção, além de brincar e passear e não deixá-lo só por muito tempo. É de responsabilidade ainda não deixar ele sair sozinho na rua, além de oferecer cuidados diários e levá-lo ao médico veterinário.

A E.M. “Prof. Walter Carretero” está localizada na avenida Itavuvu, 7.000, no Habiteto.

 

Tags: