Incubada do PTS cria plataforma de conectividade doméstica

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Você já imaginou seu smartphone ou até mesmo a geladeira de casa fazendo compras de alimentos ou de remédios? Essa é apenas uma das comodidades oferecidas pela chamada “Internet das Coisas”, plataforma que conecta dispositivos eletrônicos, inclusive a geladeira de casa à internet. E é exatamente nesse conceito que uma das empresas da Incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) trabalha.

Depois de concluído, o projeto da Onllife vai integrar as residências e conectá-las. “A plataforma, através dos gostos e hábitos dos moradores, se adapta e faz o contato com o varejo na busca dos produtos programados”, explica Edson Favero Junior, um dos sócios da empresa, ao lado de Wellington Luís da Costa e Emerson Alves Macedo.

Os empreendedores destacam o importante apoio do Parque Tecnológico para tirar a ideia do papel. Contam que chegaram na Incubadora por indicação de um amigo e se impressionaram com a estrutura e possibilidades que o local oferece às empresas. “Aqui nós conseguimos o auxílio de consultores fornecidos pela incubadora Hubiz. Isso foi fundamental, um salto para o nosso negócio, principalmente no âmbito de consultoria financeira, planejamento estratégico e patentes”, explicou Favero.

Residente na incubadora desde dezembro último, a Onllife e uma das 14 empresas incubadas na Hubiz (incubadora do PTS). O foco é o desenvolvimento de uma plataforma que conecta uma casa ao varejo para fazer compras de alimentos, por exemplo. O contato com o mercado pode ou não ter intervenção humana, sendo possível deixar a plataforma programada, por exemplo, para sempre comprar em determinado mercado ou efetuar compra em um que o valor total fique mais barato.

Os empresários explicam que a ideia da criação dessa plataforma surgiu do crescimento dos dispositivos domésticos que contam com acesso à internet. Eles perceberam neste segmento a falta de um dispositivo que fizesse a ponte entre a casa e o varejo. “A conectividade e as compras online avançam em um ritmo aceleradíssimo. O diferencial da Onllife é a adaptação do sistema aos hábitos dos moradores e a possibilidade de deixar automáticas as tarefas do sistema, facilitando, por exemplo, a vida de quem trabalha e fica o dia todo fora de casa”, conta Macedo.

Costa explica que, a princípio, o projeto se foca no setor alimentício e de fármacos, porém, se adaptado, pode integrar diversos outros setores do comércio. “Todos os dias, por meio de aplicativos que usamos, criamos dados, porém boa parte disso se perde. Não adianta uma empresa ter um volume enorme de dados e não transformar isso em informação, que é a base do nosso negócio”, conclui o empresário.

 

O PTS e a Hubiz

A Onllife é uma das 14 empresas incubadas pela Hubiz, que visa apoio à criação de negócios de alto impacto e inovação tecnológica de classe global, focada em preparar as empresas iniciantes a ingressarem competitivamente no mercado, potencializando assim suas oportunidades de sucesso. A Hubiz está no facebook, confira: http://migre.me/sH8Xw. O PTS está localizado na Av. Itavuvu, 11.777 e para mais informações o telefone é o (15) 3416-6160.

Tags:,