O centro de referência vai atuar na área de pesquisa e orientação nutricional, além de promover cursos e programas voltados à segurança alimentar e nutricional
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição, avança na implantação do Centro de Referência em Segurança Alimentar, Abastecimento e Nutrição (Creaban) na cidade. Na última terça-feira (7), o titular da pasta Daniel Pólice visitou a unidade existente no município de Diadema, que é referência no Estado de São Paulo.
Acompanhado pelo diretor Osmar Thibes, a assessora Glaucia Albarossi, a chefe da Seção de Alimentação Escolar, Monique Celestino, e a nutricionista Liliam Ghiraldi, Daniel Pólice foi recebido pelo assistente da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema, Rodrigo Alves da Silva, e pela nutricionista e coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (Peand), Renatiely Rosiany, graças ao intermédio do secretário de Segurança Alimentar, Atevaldo Vieira Leitão. A equipe sorocabana inclusive teve a oportunidade de conhecer o Peand.
O espaço em Sorocaba vai funcionar como um órgão receptor, selecionador e distribuidor de recursos materiais provenientes de articulação, captação e efetivação de parcerias. O objetivo será de garantir aos sorocabanos condições de acesso a alimentos de qualidade e em quantidade, além de contribuir de maneira efetiva para a qualidade de vida das pessoas, desde a produção de alimentos até o consumo com foco na alimentação saudável, através de análise, organização, administração e fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de gêneros alimentícios no município.
Para isso, o Creaban vai atuar na área de pesquisa e orientação nutricional às entidades beneficentes, além de promover cursos e programas voltados à segurança alimentar e nutricional em auditório próprio e cozinha experimental às entidades. Inicialmente atenderá apenas o município, mas pode futuramente se estender à Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), através de parceria firmada com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo (Consea-SP).
Para a implantação do Creaban, a Prefeitura de Sorocaba conquistou uma verba de R$ 500 mil junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para as adequações do imóvel. O local de implantação está sendo definido e deverá funcionar em conjunto com o Banco de Alimentos de Sorocaba, que desde 2006 atua no recebimento de doações de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo. Os alimentos são repassados às entidades sociais que produzem e distribuem refeições gratuitamente às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Qualquer pessoa, física ou jurídica, empresa ou órgão público pode se tornar um doador.