A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) prevê para o final da tarde desta quarta-feira (21), a conclusão da implantação dos contêineres para coleta de lixo na Vila Helena, Zona Norte de Sorocaba. Está prevista a colocação de aproximadamente 230 recipientes naquela comunidade, cada um com capacidade para receber até mil litros de lixo doméstico. As unidades ficam dispostas a uma distância média de cem metros uma das outras.
A distribuição dos contêineres na Vila Helena começou na última segunda-feira, pelo Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), empresa que é responsável pela coleta do lixo, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além de higienização e manutenção de todos os contêineres. Com esses, já são 782 novos contêineres de mil litros nas ruas. Somados aos que já estavam nas ruas, Sorocaba conta agora com 4.290 unidades distribuídas pela cidade.
As vizinhas Luzia Geraldina e Aparecida Silva, também moradoras da Rua Belo Horizonte, comemoraram o retorno e o tamanho dos novos dispositivos de coleta do lixo doméstico na Vila Helena. “Vai facilitar e muito a vida da gente, porque antes, para evitar que os cachorros espalhassem o lixo, precisava guardar em casa até o momento do caminhão passar. Agora podemos colocar direto no contêiner que tem espaço suficiente”, afirmou Aparecida.
Próximos bairros
A equipe da Serp já trabalha no mapeamento de vias públicas dos bairros Lopes de Oliveira, Jardim Rodrigo, Jardim Luciana Maria e Jardim Marli, que também receberão os dispositivos para acondicionamento de lixo doméstico, mas não necessariamente nesta sequência. Até agora, os contêineres foram implantados em vias do Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Jardim Astúrias, Aparecidinha, Jardim Josane, Vila Amato e Jardim Topázio e Vila Helena.
Os contêineres estão sendo instalados em pontos demarcados na própria via. A medida, segundo a Serp, tem por objetivo não atrapalhar a circulação de pedestres nas calçadas, bem como facilitar o trabalho de ‘basculação’, que consiste no levantamento e descarga do lixo armazenado no contêiner pelo caminhão de coleta. “O objetivo é que as calçadas fiquem livres para as pessoas, que devem ter prioridade de uso”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai.