Com o objetivo de homenagear a memória de Elias Cassar, ex-diretor do Xadrez Clube Sorocaba e um dos maiores atletas de tabuleiro que já representou a cidade, foi realizado no último domingo (26), o II Open de Xadrez, com a presença de atletas nacionais e internacionais. A família do enxadrista, foi representada pela educadora Marta Cassar, filha do homenageado.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba e do Shopping Cidade, a cerimônia contou com Elton dos Santos, representando a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), do Árbitro Internacional, Roberto Telles, além de 122 enxadristas vindos de diversos estados do Brasil e de outros países da América Latina. Dentre eles, três grandes mestres da Federação Internacional de Xadrez, dois mestres internacionais e mestres FIDE (título vitalício a profissionais do xadrez) e candidatos a Mestre Enxadrista.
Foram premiados cerca de 50 atletas, nas categorias: Absoluto, Under 2200, Under 2000, Sênior, Feminino, sub 08, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16. Mas o destaque foi o argentino Simón Alejandro Languidey, residente na cidade há alguns anos e representante da Equipe de Xadrez de Sorocaba, que acabou sagrando-se campeão da competição.
O evento teve início às 10h40 encerrando-se às 18h40, com a cerimônia de premiação feita pelos organizadores do torneio: Regina Rodrigues Bonfim, presidente do clube sorocabano, por Natã Camposu, um dos árbitros mais conceituados do jogo de tabuleiro, do diretor do Open II, Wilson Zorob de Moraes e da professora Marta Cassar, que além de presenciar a homenagem ao pai também contribuiu com a doação dos troféus aos vencedores.
A presidente do Xadrez Clube Sorocaba diz ter se sentido satisfeita e muito feliz com o sucesso que o II Open de Xadrez obteve e já promete programar o terceiro torneio para o próximo ano.