Sorocaba sediará neste domingo (20) a II Marcha Contra a Intolerância Religiosa, uma ação realizada por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), e do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Sorocaba (CMPDCNS). A marcha terá sua concentração no Ginásio Municipal de Esporte “Dr. Gualberto Moreira”, Vila Hortência.
O evento tem intenção de debater o respeito entre diversas matrizes religiosas no Brasil e a valorização da convivência e o intercâmbio entre as diferentes culturas, celebrando o Dia do Combate à Intolerância Religiosa, que será na segunda-feira (21).
Para o prefeito José Crespo, “apesar de ainda ser um grande desafio para nossa sociedade, a intolerância religiosa tem que ser extirpada sob o ônus de estarmos sempre divididos embora acreditemos no mesmo Deus. O direito de não gostar é de todos, mas o de respeitar tem que estar acima de tudo”, disse o prefeito.
O presidente do Conselho, José Marcos de Oliveira, destaca a importância de celebrações como esta: “Queremos mostrar que o respeito religioso é possível e faz bem para toda a sociedade”.
O Dia Nacional De Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007 rememorando a história de Iyalorixá Mãe Gilda, falecida no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de um infarto. Mãe Gilda do terreiro de Axé Abassá de Ogum (BA) foi mais uma vítima da intolerância por sua religião de matriz africana, sendo a acusada de charlatanismo. A sacerdotisa teve sua casa atacada e pessoas da comunidade foram agredidas.
A marcha contará com a representação de Casas e Terreiros de matrizes africanas, como a Associação CAMDUM, Casa da Rainha /Axé Gantois e do Ile Alaketu Ase Omo Logunede. Além disso, como exemplo de repeito à diversidade religiosa, a Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, da Comunidade de São Benedito também estará presente como representação da comunidade católica.
Durante o evento, será realizado o ritual de lavagem de escadas da Igreja Bom Jesus dos Aflitos, em seguida inicia-se a 68ª Procissão da Comunidade de São Benedito, da qual participarão o grupo Maracatu Mukumby e o Núcleo Sorocaba da Unegro (União de Negros pela Igualdade).
Muito Mais Por Sorocaba!