Idosos de asilo recebem “Zoo vai à Comunidade”
Por: Secom
Os moradores do Residencial Geriátrico Doce Viver saíram da rotina na tarde de quarta-feira (30), com a presença de visitantes inesperados. A equipe de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” levou ao local alguns animais taxidermizados (empalhados) que ocorrem em Sorocaba e também na região, e até um exemplar vivo da cobra do milharal.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade intitulada “Zoo vai à Comunidade” tem como intuito aproximá-las da natureza, considerando que muitas destas pessoas não têm a possibilidade de visitar ambientes naturais e parques. A ideia foi de sensibilizá-las sobre a importância da conservação do meio ambiente, lembrando que em Sorocaba não vivem apenas pessoas, mas também diversos animais silvestres.
Surpresos com a atividade, os idosos puderam ver de perto e até tocar nos animais, como o jacaré-do-papo-amarelo, tamanduá-bandeira, gato-do-mato-pequeno, cachorro-do-mato, carcará e socó-dorminhoco. Já a cobra do milharal é utilizada pela equipe de Educação Ambiental do Zoo para sensibilizar as pessoas, já que as serpentes são mal vistas pela maioria da população e provocam principalmente medo.
Para a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, a atividade foi muito interessante. Cada um reagiu e interagiu de uma maneira diferente e muitos até se lembraram de histórias de infância, quando moravam em sítios ou em áreas de mata, e tinham algum tipo de contato com uma ou outra espécie.
Escolas e instituições interessadas em receber o programa gratuitamente podem entrar em contato pelo e-mail eazoologicosorocaba@gmail.com.
Tags:meioambiente
