Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/iclei-abriu-edital-para-adquirir-lampadas-led-para-a-praca-da/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h23

ICLEI abriu edital para adquirir lâmpadas LED para a Praça da Biodiversidade 

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade está com edital aberto para a aquisição de 47 lâmpadas LED para a iluminação pública da Praça da Biodiversidade e do seu entorno. As empresas deverão apresentar proposta com especificações técnicas e comerciais até as 18h do dia 16 de outubro para os e-mails igor.albuquerque@iclei.org[1] e fabio.ragone@iclei.org[2]

A parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o ICLEI foi possível por meio do Projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes), do qual Sorocaba participa.

O projeto dispõe de uma pequena linha orçamentária para apoiar a implementação de ações ou projetos pilotos nas cidades modelo e satélites, que demonstrem seu potencial de redução de emissões e co-benefícios, e que, se bem-sucedidos, tenham o potencial de alavancar novos investimentos públicos ou privados, ou motivar a criação de novas regulações municipais para redução de emissões em larga escala no setor.

O orçamento permite o apoio às cidades satélites com um orçamento de até R$ 50 mil para projetos que possam ser implementados até novembro de 2015. O apoio financeiro se dará por meio de contratação direta pelo ICLEI como agente implementador do Urban LEDS, mediante chamada a propostas financeiras dos fornecedores disponíveis.

As empresas interessadas deverão enviar carta de apresentação da empresa, que detalhe e demonstre experiência e qualificações, justificando a escolha para estas atividades, e proposta orçamentária para o fornecimento dos equipamentos. O termo de referência para a contratação do fornecimento das luminárias LED pode ser acessado no site do ICLEI: http://sams.iclei.org/participe/trabalhe-conosco.html[3]

Sobre a Praça da Biodiversidade

A Praça da Biodiversidade está sendo implantada numa área de aproximadamente seis mil metros quadrados localizada na marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca.

Trata-se de um espaço conceito, no qual elementos da flora local e outras estruturas serão implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais nativos da região, preservando a biodiversidade em nosso município. No novo espaço, os sorocabanos terão a oportunidade de conferir os dois biomas existentes na cidade – Mata Atlântica e Cerrado – e conhecer um pouco mais da flora e da fauna que habita Sorocaba.

A implantação da praça integra os projetos prioritários do Programa “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. O programa visa fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade, com vista a assegurar os ecossistemas existentes em Sorocaba.

Devido à localização margeando o rio Sorocaba e à ausência de vegetação no local, a Praça da Biodiversidade também está inserida no Projeto ‘Refúgios da Biodiversidade’, que também integra o ‘Sorocaba a Cidade da Biodiversidade’. Os refúgios são áreas estratégicas destinadas à restauração ecológica, localizadas no ecossistema urbano.

No local foi colocada uma pá eólica como elemento estético, que está apoiada horizontalmente numa pequena ilha que ficará rodeada por um brejo. Ela mede quarenta metros e pesa mais de quatro toneladas. A pá eólica, assim como a implantação de iluminação de LED e fotovoltaica, traz o conceito de sustentabilidade para a Praça da Biodiversidade. No local serão afixados substratos para atrair a fauna da região.

Sobre o Urban LEDS

Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia, tendo o ICLEI como principal implementador, o Urban LEDS objetiva programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social. Sorocaba foi um dos oito municípios brasileiros escolhidos para participar do projeto. Fortaleza (CE), Recife (PE), como cidades modelos, e Sorocaba, Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), como cidades satélites.

Endnotes:
  1. igor.albuquerque@iclei.org: mailto:igor.albuquerque@iclei.org
  2. fabio.ragone@iclei.org: mailto:fabio.ragone@iclei.org
  3. http://sams.iclei.org/participe/trabalhe-conosco.html: http://sams.iclei.org/participe/trabalhe-conosco.html