Histórias populares relacionadas às Festas Juninas e aos Santos foram discutidas na tarde desta quinta-feira (13), em mais uma edição do projeto Encontros com o Mito, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Mais de 30 pessoas puderam aprender sobre a origem dessa festa tão tradicional na cultura brasileira.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade gratuita é semanal e tem como objetivo incentivar o hábito pela leitura e apresentar diferentes histórias ao público com idade a partir de 12 anos de idade.
O bate-papo foi comandado pelo historiador José Rubens Incao que, com o auxílio de comentários da plateia, trouxe à tona curiosidades sobre a relação dos elementos simbólicos das Festas Juninas com os santos e a sociedade da época. A fogueira, por exemplo, se tornou símbolo de São João, já que, segundo a tradição, uma fogueira foi acesa para avisar a chegada do Santo ao mundo.
Além disso, foi discutida a importância da Festa Junina para a cultura, especialmente a do interior, já que ela traz consigo histórias urbanas relacionadas às crenças populares. Uma das participantes comenta, inclusive, que as Festas Juninas no Nordeste são mais importantes do que o Natal, relembrando que esse é um período de colheita para os nordestinos e de agradecimento aos Santos.
E é com uma fala sobre a gratidão nessa época do ano, que José Rubens Incao termina sua palestra: “a Festa Junina é simplicidade, devoção ao sagrado e, principalmente, agradecimento”. Após isso, os funcionários da biblioteca foram homenagens com uma salva de palmas em reconhecimento aos seus trabalhos.
Ao final do encontro, as pessoas também participaram de uma Festa Junina surpresa, com comidas, bebidas e decorações típicas dessa época do ano.
A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5723.
Muito mais por Sorocaba!