Handebol sorocabano está na semifinal dos Jogos Regionais

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Na manhã desta terça-feira (26), Sorocaba avançou à semifinal do handebol feminino na 60ª edição dos Jogos Regionais, em Avaré. A seleção sorocabana da modalidade, que representa o município, bateu Santana do Parnaíba por 49 a 2. Na estreia, no domingo (24), haviam vencido Salto, pelo placar de 28 a 12.

Depois de vencer nesta manhã, as atletas não tiveram moleza à tarde. Isso porque a técnica Ana Maria da Silva programou um treino numa academia de Avaré. “Viemos focadas no objetivo de sermos campeãs”, projeta a comandante.

Até o momento, as meninas de Sorocaba ainda não sabem quem terão pela frente na semifinal, o que só deve ser divulgado à noite pela organização dos Jogos Regionais. “Só sabemos que o jogo será amanhã. Mas, pela lógica da tabela, provavelmente vamos enfrentar Itu”, acredita Ana Maria.

Ao todo 16 jogadoras viajaram a Avaré, acompanhadas de mais cinco integrantes da comissão técnica. A competição se encerra no domingo (31).

Nomes importantes

Segundo a técnica de Sorocaba, o time, para os Jogos Regionais, tem encontrado sustentação em duas atletas experientes: Francine Moraes Cararo, 35 anos, ex-seleção brasileira; e Kátia Delmondef, da mesma idade, que atua como armadora ou central, e tem passagens pelo handebol austríaco e espanhol.

No caso de Francine, o convite para defender a cidade na competição foi recebido com surpresa. Sorocabana, atualmente mora em João Pessoa (PB). No último dia 17, porém, esteve em Sorocaba para carregar a tocha olímpica e foi “convocada” para atuar pela cidade nos Regionais. Acumula no currículo a última Olimpíada, em Londres, dois Jogos Pan-Americanos, e três mundiais com a camisa da seleção brasileira.

A armadora estava longe das quadras há algum tempo, por conta do nascimento do filho, hoje com três meses, mas não hesitou em aceitar o convite. O pequeno, aliás, está sentindo o clima da competição, já que permanece junto da mãe no alojamento em Avaré. “É a nossa mascote aqui. Se ganharmos esse troféu, com certeza vou dedicar a ele”, afirma. E garante que, mesmo com o tempo afastada dos jogos, tem se saído bem nas partidas: “Parece que estou jogando com elas há muito tempo. Me acolheram muito bem, e não tem essa coisa de ‘é a Fran da seleção’”.

Também experiente e podendo jogar na mesma posição que Francine ou como central, Kátia está empolgada com o desempenho da equipe. “Estamos fazendo o que a gente realmente tem treinado.” Natural de Campo Grande (MS), é o primeiro ano em que joga por Sorocaba. “Na equipe me sinto como numa família (…) Não vou bancar a modesta. Nós viemos para ganhar, pois treinamos todo dia para isso”, adianta.

Serviço

A 60ª edição dos Jogos Regionais teve início na última quinta-feira (21) e segue até 31 de julho. Mais informações sobre a competição estão disponíveis no endereço www.jogosregionaisavare.com.br.

Tags:, ,