Numa partida em que a atuação da defesa foi fundamental, as meninas do handebol de Sorocaba foram campeãs dos Jogos Regionais, em Avaré, após vencerem Jundiaí por 19 a 8, na manhã desta quinta-feira (28). “Estamos começando a colher frutos do nosso trabalho árduo”, citou a técnica da seleção sorocabana, Ana Maria da Silva.
Ana Maria classificou o setor defensivo de Sorocaba como “perfeito” na final. Bem postada, a equipe atuou boa parte do tempo no 3-3, com a defesa alta. Individualmente, ela enalteceu a boa partida feita pela armadora Leila, que, sem a bola, recompôs e marcou firme a excelente pivô das jundiaienses. “Elas (Jundiaí) tem uma pivô muito forte, que gira muito bem, mas hoje foi praticamente anulada”, comentou.
Além das questões técnicas e táticas, Ana Maria reforçou a importância da união do grupo. Lembrou, também, de momentos difíceis: assumiu o comando no meio do ano passado, quando as meninas nem sequer haviam passado da primeira fase nos Jogos Regionais. No fim de 2016, ficaram em terceiro lugar na Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp). O título conquistado nesta manhã, portanto, é seu primeiro à frente da equipe.
“Nosso grupo está muito fechado. É praticamente uma família. E, quando se fala de família, a gente sempre briga para que dê tudo certo, para conquistar as melhores coisas possíveis”, disse a técnica em forma de analogia. E por falar em família, Ana revelou que, na noite anterior à final, parentes das atletas mandaram vídeos e áudios a fim de motivá-las para a decisão.
Rendimento e trajetória
Em quatro jogos disputados pelos Jogos Regionais, o elenco marcou 123 gols, o que representa uma média de 30,75 por partida. A defesa, por outro lado, sofreu 28. Sorocaba estreou diante de Salto e venceu por 28 a 12. Depois, goleou Santana do Parnaíba por 49 a 2. Na semifinal, bateu Itu por 27 a 6. E, por fim, conquistou o ouro diante de Jundiaí, ao ganhar por 19 a 8.
Capitã do time, a armadora/central Kátia Delmondef, 35 anos, com passagens pelo handebol austríaco e espanhol, afirmou que o título veio para coroar o trabalho de todas as atletas e dacomissão técnica. “E em cima de Jundiaí, que é um grande rival, foi melhor ainda”, descreveu.
Kátia fez questão de ressaltar o esforço de toda a equipe para chegar à conquista. Em seu caso, especificamente, lembrou das duas semanas que passou longe da filha e do marido para se dedicar exclusivamente aos treinos e jogos. “Não é fácil vir pra cá (Avaré) e deixá-los. Mas é deles que vem essa força para buscarmos sempre mais”, afirmou.
Natural de Campo Grande (MS), este é seu primeiro ano atuando por Sorocaba. Mesmo experiente, a atleta garante que vive o momento mais especial da carreira. “Hoje, se tivesse de encerrar a carreira, diria que estou completamente realizada”, acrescentou.
Serviço
A 60ª edição dos Jogos Regionais teve início em 21 de julho e se encerra neste domingo (31). Mais informações sobre a competição estão disponíveis no endereço www.jogosregionaisavare.com.br[1]. Em boletim divulgado nesta quarta-feira (27), Sorocaba ocupava a primeira colocação geral, com 243 pontos, seguida por Jundiaí, com 233, e Itu, com 149.