Handebol feminino de Sorocaba joga pela Lhesp na próxima semana
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Meninas do adulto vão enfrentar o XV de Piracicaba no sábado (7), às 13h. O juvenil volta às quadras em aproximadamente um mês.
A seleção sorocabana de handebol feminino – categoria adulto – só retorna às quadras para disputar a Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp) na próxima semana, em partida válida pela quarta rodada. O jogo é no sábado (7), às 13h, no Ginásio Poliesportivo das Faculdades Einstein, em Limeira, onde enfrenta o XV de Piracicaba/Unimep/CLQ/Selam. A equipe de Sorocaba ocupa a vice-liderança, com sete pontos ganhos, atrás da Associação Jundiaí de Esportes, que tem nove. As piracicabanas, por sua vez, ainda não estrearam na competição.
A disputa contra as meninas do XV de Piracicaba representará a possibilidade de as sorocabanas voltarem a vencer na Lhesp. Isso, porque foram derrotadas por 30 a 18 pelo SER Paulínia, na terceira rodada. Nas duas primeiras partidas do campeonato, no entanto, o time goleou Salto (33 a 15) e Nova Odessa (39 a 5). Hoje, a equipe, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), e a ONG Qualidade de Vida e Inclusão Social, tem o segundo melhor ataque da competição, com 90 gols marcados.
Enquanto não voltam a disputar uma partida oficial, as garotas seguem fazendo treinamentos técnicos, táticos e físicos durante a semana, sob o comando das técnicas Ana Maria da Silva e Aline Rosas, a Pará.
Juvenil
No caso das meninas do juvenil da seleção sorocabana, a ansiedade pelo retorno às quadras na Lhesp é ainda maior. A próxima partida só acontece em 22 de maio, às 15h15, no Centro Esportivo Remulo Zoppi, em Indaiatuba, quando Sorocaba terá Itatiba como adversária.
O time precisa se recuperar na competição, já que vem de duas derrotas consecutivas para o Projeto Gol de Apoio/ABHB/SMELT Botucatu (18 a 9) e para o SER Paulínia (19 a 2).
As sorocabanas estão em quarto lugar na competição, com cinco pontos ganhos. A técnica Pará acredita que a inexperiência das atletas influenciou nos últimos jogos, mas ressalta que “não vamos deixar elas se abaterem com as derrotas”.
Regulamento
Na categoria adulto, 12 equipes integram a chave. Dessas, as quatro melhores colocadas disputam a chamada Série Ouro da Lhesp. Em seguida, as equipes da 4ª à 8ª posição, são selecionadas para a Série Prata. Por último, do 9º ao 12º lugar, acontece a disputa da Série Bronze.
Na juvenil, a dinâmica é a mesma. O que muda, porém, é o fato de não haver a Série Bronze. Isso porque a chave da categoria é formada por apenas sete times.
