Handebol feminino adulto jogará Série Ouro da Lhesp

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A seleção sorocabana de handebol feminino, categoria adulto, assegurou vaga na chamada Série Ouro da Liga Estadual da modalidade, a Lhesp. A equipe, que tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), terminou a fase de pontos corridos na liderança, com 33 pontos ganhos em 12 jogos (10 vitórias, um empate e uma derrota).

Ao que tudo indica, o adversário da semifinal está entre XV de Piracicaba, SER Paulínia ou Associação Esportiva Atibaia – equipes que têm jogos a menos na competição. O confronto do mata-mata só acontecerá depois dos Jogos Abertos do Interior, com realização de 10 a 24 de setembro, em São Bernardo do Campo.

As atletas do adulto jogaram pela Lhesp no último domingo (dia 28), no ginásio do Sesc Sorocaba. Venceram Itapetininga por 24 a 8 e, com o resultado, garantiram o primeiro lugar na fase de grupos. A equipe tem o segundo melhor ataque do campeonato, com 377 gols marcados. A defesa foi vazada 198 vezes, o que representa um saldo de 179.

Na categoria, 13 equipes integram a chave nos pontos corridos. Destas, as quatro melhores colocadas avançam à Série Ouro. Em seguida, as equipes da 4ª à 8ª posição serão selecionadas para a Série Prata. Por último, do 9º ao 12º lugar, acontece a disputa da Série Bronze.

A auxiliar técnica do time, Aline Rosas, a Pará, enaltece a boa campanha das meninas na primeira fase. Destaca que “as atletas vêm numa crescente desde o começo do ano”, lembrando que, durante pausa da Lhesp, conquistaram inclusive o título dos Jogos Regionais, em Avaré, no mês passado.

O momento vivido pelas atletas é realmente bom. Em partidas oficiais, não perdem desde 17 de abril, quando foram desbancadas pelo SER Paulínia ADJF por 30 a 8 na Liga Estadual. O outro tropeço pela competição foi diante de Jundiaí, em empate por 27 a 27 no dia 12 de junho.

“Ainda não vamos começar a pensar no jogo da semifinal, justamente porque temos pela frente os Jogos Abertos, em São Bernardo. Só depois disso vamos voltar nosso foco para a Lhesp”, afirma Pará.

Juvenil

Diferente do adulto, as garotas do juvenil ainda não conseguiram garantir vaga na Série Ouro, já que somente as quatro primeiras equipes se classificam – as sorocabanas estão em quinto lugar, com 13 pontos. Mas ainda há possibilidade no último desafio pela Lhesp: terão um confronto direto no dia 8 de setembro, contra Botucatu, às 17h, no ginásio Nilton Torres, em Sorocaba.

A “chance de ouro” para as jovens será uma espécie de mata-mata. Isso porque Botucatu figura na quarta posição da Lhesp, com 14 pontos, portanto só a vitória interessa às atletas de Sorocaba.

“Nossa equipe é muito nova, só duas meninas têm 18 anos, e o resto 14, 15 e 16. A gente não pode cobrar muito delas, só queremos que joguem felizes e curtam o momento na quadra. Mas elas estão acreditando bastante na vitória neste jogo, cheias de empolgação”, comenta a auxiliar técnica.

Pará acrescenta que, embora a partida diante das botucatuenses seja numa quinta-feira, a presença da torcida será de extrema importância. “Quero convidar os sorocabanos a assistirem o jogo e incentivá-las. Se elas classificarem já nessa primeira competição, ficaremos muito felizes, será muito legal”, conclui.

Tags:,