Handebol de Sorocaba jogará final dos Jogos Regionais contra Jundiaí
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Após vitória por 27 a 6 diante de Itu, na manhã desta quarta-feira (27), as meninas do handebol de Sorocaba estão na final dos Jogos Regionais, em Avaré. Na briga pelo ouro, terão pela frente Jundiaí nesta quinta-feira (28), em horário ainda não definido pela organização.
Na partida contra Itu, a exemplo do que ocorreu nas quartas de final – quando as sorocabanas golearam Santana do Parnaíba por 49 a 2 -, as atletas imprimiram ritmo forte desde o início e construíram o resultado com certa tranquilidade.
A destaque do jogo foi a pivô Bárbara Assunção, que conseguiu segurar a marcação das ituanas e municiou as pontas com bons passes. A artilheira do confronto foi a ponta esquerda Franciele Zamboni, a Fran, que marcou 10 gols.
Depois de vencerem Itu, as meninas passaram por um trabalho de recuperação física em uma piscina de plástico repleta de gelo. E, conforme a técnica Ana Maria da Silva, assistiriam, até o fim do dia, aos vídeos das adversárias da final e outro motivacional, bem como teriam um treino de movimentação na quadra.
Rivalidade
A final diante de Jundiaí promete rivalidade acentuada. Isso porque Sorocaba tem no elenco ao menos três atletas com passagem pela equipe adversária: a goleira Paula Dias, a ponta esquerda Fran, e a pivô Maria Crepaldi Vieira. Essa rivalidade vem sendo construída há algum tempo, já que os dois times também são concorrentes diretos ao título da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp).
No confronto válido pela competição, em 12 de junho, as equipes empataram em 27 a 27. À época, a auxiliar técnica da seleção sorocabana, Aline Rosas, a Pará, enalteceu a determinação de suas atletas.
Para a decisão, conforme a técnica Ana Maria, não haverá muitas mudanças entre as equipes. Diferente do jogo da Lhesp, Sorocaba conta com o reforço da armadora direita Francine Moraes Cararo, ex-seleção brasileira; do lado jundiaiense, segundo Ana, “uma nova goleira, de muita qualidade”. “É até meio clichê falar isso, mas é difícil fugir desse discurso: as duas equipes têm muita disciplina tática, portanto vai ser campeão quem errar menos”, finaliza a técnica de Sorocaba.
