‘Habiteto’ tem área revitalizada e ganha 500 árvores nativas durante mutirão
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Ação foi realizada em área ao lado do campo de futebol da Pastoral do Menor, onde uma quadra de esportes servia de depósito de entulho
“É fundamental promovermos esta ação, mas ela só vai dar certo se vocês da comunidade ajudarem a manter este local limpo, arborizado e bonito”. Com esta frase, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Maria Di Giorgi, deu início ao Mutirão de Limpeza que ocorreu nesta quarta-feira (26) no Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério” (Habiteto), na Zona Norte de Sorocaba. Uma área degradada localizada na rua Chico Xavier ganhou quinhentas mudas de árvores nativas, num plantio que contou com o auxílio de dezenas de crianças e adolescentes.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, a ação denominada “Comunidade em Ação – Mutirão de Limpeza” envolveu as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Saúde (SES), de Serviços Públicos (Serp), de Meio Ambiente (Sema), da Educação (Sedu), Urbes – Trânsito e Transportes, além da Pastoral do Menor. A ação fez parte do Projeto “Comunidade em Ação – Mutirão de Limpeza”, com o objetivo de articular a comunidade para a resolução de problemas relativos à disposição inadequada de resíduos no bairro, bem como a melhoria da qualidade de vida da população por meio da arborização de espaços de uso coletivo.
“Vocês moram num bairro que está sendo cada vez mais valorizado, próximo à Toyota, ao Parque Tecnológico e ao Parque da Biodiversidade. O principal problema aqui, hoje, é esta questão do lixo”, enfatizou a vice-prefeita.
Participação Comunitária
Dezenas de crianças e adolescentes da E.M. “Walter Carretero”, do CEI-87 – “Dr. Cássio Rosa”, da E.M. “Ana Cecilia Falcato Prado Fontes”, da E.E. “Wanda Costa Daher” e da Pastoral do Menor, além de moradores do bairro, participaram da abertura da ação “Comunidade em Ação – Mutirão de Limpeza” e das atividades organizadas ao longo do dia no bairro.
Antes do plantio de mudas de árvores nativas, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente orientou e falou sobre a importância da arborização urbana e os benefícios que elas trazem, como a contribuição com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.
O objetivo de envolver as crianças e adolescentes do bairro é para que elas ajudem a cuidar das plantas e inibam o descarte irregular de resíduos num espaço que seria para elas praticarem esportes. O bairro ganhou exemplares de aroeira-salsa, angico, mutambo, coração-de-negro, ipê-branco, barbatimão, entre outras espécies nativas da região.
Laira de Oliveira, de 10 anos, aluna da E.M. “Walter Carretero” participou do plantio. “Aqui era cheio de lixo, tudo feio. Com as árvores plantadas, vai ficar bem bonito, mas a gente vai ter que cuidar, senão as pessoas vão jogar lixo de novo e estragar todas as árvores que a gente plantou”, afirmou a garota.
Quem também participou da ação comunitária foi Naiara Caroline Apolinário da Silva, de 10 anos, também estudante da E.M. “Walter Carretero”. “Agora a gente tem que cuidar de tudo para que ninguém mais jogue lixo aqui, assim a gente tem um bairro mais bonito”, declarou.
A dona de casa Milena Batista Julião acompanhou a sua filha Ana Laura, de 6 anos, no Mutirão de Limpeza. “Aqui as pessoas jogam de tudo: entulho, sofá, qualquer coisa”, lamenta a moradora. “É importante que minha filha participe deste projeto. Quanto mais cedo ensinar, melhor é. Ontem, ela até trouxe uma semente para a gente plantar no quintal de casa, ela está adorando participar desta ação”, comentou a moradora do bairro.
Durante todo o dia, a população também pôde fazer o descarte correto de baterias e pilhas em recipientes próprios instalado na E.E. “Wanda Costa Daher”. Já quem tinha óleo de cozinha usado armazenado em casa fez descarte adequado na carreta da Usina Móvel de Biodiesel que ficou estacionada no mesmo local. Já na E.M. “Profª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jardim Renascer, os moradores puderam descartar materiais recicláveis, como papéis, papelão, vidros e garrafas pets.
Ao longo do mês de agosto, a Secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza do local. Além disso, a Prefeitura de Sorocaba também implantou placas informando a população que é proibido jogar lixo e entulho em muitos espaços, e que o Ecoponto está localizado na Alameda da Felicidade.
O projeto foi organizado pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, Pastoral do Menor, Território Jovem, Sabe Tudo, Oficina do Saber, E.E. “Wanda Costa Daher”, E.M. “Walter Carretero”, E.M. “Ana Cecília Falcato”, CEI-87, Unidade de Básica de Saúde (UBS) e a comunidade.
O Mutirão de Limpeza ainda contou com a presença do vereador Waldecir Morelly e dos secretários Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos) e Clebson Ribeiro (Meio Ambiente).
Tags:Meio Ambiente, Serviços Públicos
