Guardas civis querem universalização de atuação

A Prefeitura e Sorocaba sediou na última sexta-feira (23) o segundo Encontro de Guardas Civis dos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A pauta da reunião, que contou com representantes de dezesseis municípios (de um total de 19 que contam com Guarda Civil Municipal, dentre as 26 cidades que integram a RMS) contou com discussões e propostas de trabalhos na busca de melhorias para a categoria no que diz respeito a direitos civis e melhoria da formação.

Realizado no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, a reunião foi aberta pelo prefeito e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Antonio Carlos Pannunzio, que salientou a importância das Guardas Civil Municipais se unirem em torno de propostas que fortaleçam a categoria, especialmente no tocante à seleção e capacitação das tropas.

Pannunzio comentou que está disposto a auxiliar nas gestões politicas para que se concretize um dos principais anseios das GCMs, que é a implantação da academia de formação, capacitação e especialização de Guardas Civis Municipais. “Sorocaba já promove atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento junto ao seu efetivo. A ideia é que os demais municípios também possam contar com uma formação que garanta o melhor preparo para o dia a dia do trabalho”, ponderou Pannunzio.

Preparação

A formação da guarda civil é ponto fundamental para a categoria, segundo o comandante da corporação sorocabana, Benedito da Silva Zanin. Por isso mesmo, já no primeiro encontro das GCMs, em agosto do ano passado, foi deliberado o encaminhamento da proposta de criação da academia. 

Neste sentido, a GCM de Sorocaba vai realizar, já a partir de março, o 1º Curso de Inspetoria destinado aos GCMs de Sorocaba e extensivo aos profissionais de outras cidades. Até novembro, 45 guardas receberão formação e especialização em diversas áreas do serviço prestado. O curso será ministrado por instrutores da Guarda Municipal de Sorocaba e por parceiros que atuam na docência de Segurança. Serão 300 horas/aula, sendo 206 em sala, 36 horas em palestras e 48 horas destinadas à pesquisa.

Outras demandas

O encontro de comandantes de Guardas Civil Municipais também resultou no encaminhamento de demandas específicas à deputada estadual Maria Lúcia Amary e ao deputado federal eleito Vitor Lippi. Para ambos foi solicitada a destinação de recursos para a instalação da Academia Formação, Capacitação e Especialização das Guardas Civis.

A Lippi ainda foi solicitado apoio para proposição de um projeto de lei tratando de aposentadoria especial para a categoria. Maria Lucia, por sua vez, recebeu o pedido de atuação no sentido de propor leis que versam sobre tratamento diferenciado para os guardas no sistema carcerário, e a liberação de viaturas em serviço na passagem de pedágios. 

 

Tags:, , ,