Guarda Civil Municipal recebe novos coletes balísticos

Por: Bia Negrão

Com investimento de R$ 200 mil, a Prefeitura de Sorocaba, fez a entrega oficial de 400 novos coletes balísticos para a Guarda Civil Municipal. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (01), na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, com a presença do prefeito José Crespo, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Lilian Crespo, o chefe da 14ª Circuncisão da Polícia Militar cel. Sandro Zanetti, o com do 7º Batalhão tenente cel. Carlos Alexandre de Mello, o com. da GCM Marcos Mariano, o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin.

 

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, o uso do colete visa à segurança do efetivo da GCM. “O olhar da administração tem que ser voltado primeiramente para dar segurança ao Guarda Civil Municipal, para que ele próprio possa prestar segurança pública ao cidadão, sabendo que conta com o apoio do ente público para que desenvolva sua missão de servir e proteger a contento. Os guardas precisam revezar o uso dos coletes, pois não tínhamos o suficiente para todos que estão na ativa”, comentou.

 

O Prefeito José Crespo destacou que priorizar os recursos administrativos é uma das funções da gestão pública, porém “a vida daqueles que cuidam da segurança municipal deve ser sempre valorizada. Sorocaba conta com a integração das três esferas da segurança pública a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal garante a segurança e bem estar dos munícipes. Eu só tenho a agradecer pelo valor e grandiosidade do trabalho de cada um dos Guardas Municipais”, enfatizou o prefeito.

 

O colete balístico é um EPI – Equipamentos de Proteção Individual obrigatório. A norma regulamentadora NR 6, que versa sobre Equipamento de Proteção Individual (206.000-0/I0), aprovada pela Portaria nº 25/2001 da Secretaria de Inspeção do Trabalho e Diretoria do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, reconhece o Colete Balístico como Equipamento de Proteção Individual (EPI) indispensável para a segurança dos agentes de segurança pública e privada.

 

O uso correto de tal equipamento de proteção reduz consideravelmente a gravidade das lesões por disparo de arma de fogo. Os coletes seguem o Guia de Seleção e Aplicação de Coletes à Prova de Bala NIJ 100-01 que estipula 05 anos de vida útil. Os atuais coletes que estão sendo utilizados pela Guarda Civil de Sorocaba, tem limite de sua validade neste mês de julho.

 

A Guarda Civil Municipal, inserida constitucionalmente no Capítulo “Da Segurança Pública”, tem suas atribuições previstas na Lei Federal 13.022, de 08 de agosto de 2014, justifica nas suas atividades o uso deste equipamento, pois atende à demanda social de segurança urbana, garantindo o bem-estar do cidadão; bem como atua nas ações de forma integrada com os demais órgãos de Segurança Pública na pacificação social de conflitos e na preservação da vida e da dignidade da pessoa humana; garante o exercício da cidadania e das liberdades individuais e coletivas e exerce o poder de polícia administrativa no âmbito das competências municipais previstas em lei, quando designada.

 

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba foi criada há quase 30 anos, no dia 04 de dezembro de 1987, pela Lei Municipal nº 2.626, e iniciando suas atividades no dia 31 de março de 1988.