As 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as 14 Unidades de Saúde da Família (USF) oferecem grupos de caminhada organizados por profissionais da saúde, de forma voluntária, visando a uma maior qualidade de vida. O número de participantes na ação é animador. Até o final de 2015, 671 pessoas já estavam praticando a atividade física por meio dos grupos de caminhada, bastante útil no combate a depressão e ao sedentarismo.
A USF Cajuru é um desses exemplos. Na manhã desta sexta-feira (24), o grupo de caminhada formado por 44 participantes se reuniu para a tradicional volta pelo bairro, às 7h. Sem perder o pique, entraram em uma aula de zumba vestidas com trajes caipiras, alusivos à festa de São João, celebrada no mesmo dia. Entre muita diversão e descontração, a música e a dança tomaram conta do pátio central da unidade, mostrando toda a energia e disposição dos integrantes.
Magda Pedrosa, 65 anos, participou do evento na USF. Moradora do bairro, foi uma das criadoras daquele grupo e não perde uma saída, ato que pratica por questão de segurança e saúde. “Quando saía caminhar sozinha, achava perigoso, então veio a ideia dessa união. Convidava todo mundo que encontrava pelas ruas e ainda hoje incentivo o pessoal, contando que antes tinha dores e precisava até ser operada do joelho. Agora, com os exercícios, a qualidade de vida aumentou significativamente”, relata.
A agente comunitária de saúde Natali França, 40 anos, frequenta o grupo há cerca de um ano. Diagnosticada com lúpus, conta como a atividade auxiliou na melhora da sua condição física. “Ainda tenho muitas dificuldades por conta da doença, mas os alongamentos e exercícios me ajudam muito. Sem contar que você para de ver apenas os obstáculos e passa a se divertir, executando os movimentos no seu ritmo, num momento de superação. É um trabalho muito bonito”, conta.
De acordo com a auxiliar administrativa da USF Cajuru, Rosirene Aparecida da Cruz, que também é voluntária e responsável pelo grupo de caminhada, todo o trabalho desenvolvido é feito com monitoramento. “Fazemos pesagem uma vez por mês e aferimos pressão. É um cuidado a mais com cada participante, que são muito assíduos”, diz.
Para participar dos grupos de caminhada das UBSs e USFs, os interessados precisam se inscrever na unidade mais próxima, seguindo os horários e dias estipulados para a prática da atividade.